Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/958
Título: GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA: Práticas de leitura e escrita com alunos do 2º ano do Ensino Médio
Autor(es): Conceição, Francisca das Chagas
Palavras-chave: Linguagem
Gênero Textual
Estágio Obrigatório
Práticas de Leitura e Escrita
Lenguaje
Género Textual
Etapa Obligatoria
Práctica de la Lectura y Escritura
Data do documento: 1-Mai-2016
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é verificar e refletir sobre as dificuldades relacionadas à leitura e a escrita, a partir do contexto investigado, propondo possíveis metodologias que contribuíssem com desenvolvimento destas competências e habilidades para tanto analisamos o ensino do gênero crônica, através das produções dos alunos. Neste contexto, as ações educativas foram realizadas durante o Estágio Obrigatório II, tratando sobre os aspectos da leitura e da escrita dos alunos do 2° ano, com faixa 15 e 16 anos, da escola Unidade Integrada Juscelino Kubitschek - anexo da Escola Estadual Deborah Correia Lima (sede do município), que situa-se na zona rural no Município de São Bernardo MA. Essa problemática surgiu devido às observações paralelas às práticas pedagógicas, que desenvolvi na escola, durante o ano 2015. A pesquisa realizou-se em três momentos: no primeiro, foi feita a realização das observações participantes; no segundo as intervenções da pesquisadora; e, por último as análises das produções acerca das leituras dos alunos. Para embasamento sobre gênero e crônica, utilizamos os estudos de: Marcuschi (2002); Travaglia (2001); Bakthin (1997) Bronckart (1999); Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa - PCN LP (1999, 1997 ); Koch ( 2003); Kleiman (1999), além de outras pesquisa complementares. Na pesquisa utilizamos o gênero crônica como ferramenta de prática de leitura e escrita do leitor jovem, especificamente desses alunos, que foram os sujeitos da pesquisa, de modo a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. Percebemos que as práticas gramaticais são priorizadas em detrimento das outras, como é caso das práticas de leituras que em muitos propiciando para uma defasagem da leitura desde aluno e consequência na escrita. Verificamos que na produção da crônica por meio do texto se verifica as influências das leituras, assim como da oportunidade dos alunos mostrarem seus conhecimentos de mundo a partir de suas produções.
Descrição: Trabalho apresentado ao Curso de Linguagens e Códigos – Campus São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciada em Linguagens e Códigos com habilitação em Língua Portuguesa
URI: http://hdl.handle.net/123456789/958
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscaChagasConceicao.pdf914,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.