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http://hdl.handle.net/123456789/9589
Título: | DESAFIOS E ADAPTAÇÕES NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO REMOTO |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES AND ADAPTATIONS IN LEARNING ASSESSMENT IN TIMES OF PANDEMIC: REFLECTIONS ON THE TRANSITION TO REMOTE LEARNING |
Autor(es): | FERREIRA, Leonardo Coelho |
Palavras-chave: | Práticas avaliativas; Ensino remoto; Tecnologias digitais; Formação profissional; Equidade educacional Assessment practices; Remote teaching; Digital technologies; Professional development; Educational equity |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem desempenha um papel fundamental na promoção da excelência acadêmica e na compreensão do progresso dos alunos. No entanto, a eclosão global da pandemia de COVID-19 impôs uma reconfiguração profunda nos processos tradicionais de avaliação nas escolas públicas. A transição para o ensino remoto trouxe consigo um conjunto complexo de desafios, desde questões logísticas e tecnológicas até considerações pedagógicas e equitativas. Para responder às algumas dessas questões, este artigo apresenta uma análise sobre as práticas avaliativas adotadas por professores durante a pandemia de COVID19, com foco na Unidade Integrada Professora Célia Cristina Pereira dos Reis, São Bernardo – MA. Para capturar as evidências e práticas dos professores, um questionário foi desenvolvido e implementado por meio da plataforma Google Forms, composto por 7 perguntas direcionadas. O questionário abordou uma variedade de temas relacionados à avaliação da aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Os resultados mostram uma diversidade de abordagens e estratégias utilizadas pelos educadores, considerando o tempo de docência, o modelo de ensino adotado, o acesso e domínio das tecnologias digitais, o ambiente de aplicação das avaliações e a formação em avaliação da aprendizagem. Os resultados destacam a importância do desenvolvimento profissional contínuo, da equidade educacional e da adaptação criativa às demandas do cenário educacional em constante evolução. |
Descrição: | Learning assessment plays a fundamental role in promoting academic excellence and understanding students' progress. However, the global outbreak of the COVID-19 pandemic has profoundly reconfigured traditional assessment processes in public schools. The transition to remote learning has brought forth a complex set of challenges, ranging from logistical and technological issues to pedagogical and equitable considerations. To address some of these issues, this article presents an analysis of the assessment practices adopted by teachers during the COVID-19 pandemic, focusing on the Integrated Unit Professora Célia Cristina Pereira dos Reis, São Bernardo – MA. To capture teachers' evidence and practices, a questionnaire was developed and implemented through the Google Forms platform, consisting of 7 targeted questions. The questionnaire addressed a variety of topics related to learning assessment during the COVID-19 pandemic. The results show a diversity of approaches and strategies used by educators, considering teaching experience, the adopted teaching model, access and proficiency in digital technologies, the environment of assessment application, and training in learning assessment. The findings highlight the importance of continuous professional development, educational equity, and creative adaptation to the demands of the ever-evolving educational landscape. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9589 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
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