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dc.contributor.authorConceição, Francisca das Chagas-
dc.date.accessioned2017-03-30T18:52:08Z-
dc.date.available2017-03-30T18:52:08Z-
dc.date.issued2016-05-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/958-
dc.descriptionTrabalho apresentado ao Curso de Linguagens e Códigos – Campus São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciada em Linguagens e Códigos com habilitação em Língua Portuguesapt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é verificar e refletir sobre as dificuldades relacionadas à leitura e a escrita, a partir do contexto investigado, propondo possíveis metodologias que contribuíssem com desenvolvimento destas competências e habilidades para tanto analisamos o ensino do gênero crônica, através das produções dos alunos. Neste contexto, as ações educativas foram realizadas durante o Estágio Obrigatório II, tratando sobre os aspectos da leitura e da escrita dos alunos do 2° ano, com faixa 15 e 16 anos, da escola Unidade Integrada Juscelino Kubitschek - anexo da Escola Estadual Deborah Correia Lima (sede do município), que situa-se na zona rural no Município de São Bernardo MA. Essa problemática surgiu devido às observações paralelas às práticas pedagógicas, que desenvolvi na escola, durante o ano 2015. A pesquisa realizou-se em três momentos: no primeiro, foi feita a realização das observações participantes; no segundo as intervenções da pesquisadora; e, por último as análises das produções acerca das leituras dos alunos. Para embasamento sobre gênero e crônica, utilizamos os estudos de: Marcuschi (2002); Travaglia (2001); Bakthin (1997) Bronckart (1999); Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa - PCN LP (1999, 1997 ); Koch ( 2003); Kleiman (1999), além de outras pesquisa complementares. Na pesquisa utilizamos o gênero crônica como ferramenta de prática de leitura e escrita do leitor jovem, especificamente desses alunos, que foram os sujeitos da pesquisa, de modo a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. Percebemos que as práticas gramaticais são priorizadas em detrimento das outras, como é caso das práticas de leituras que em muitos propiciando para uma defasagem da leitura desde aluno e consequência na escrita. Verificamos que na produção da crônica por meio do texto se verifica as influências das leituras, assim como da oportunidade dos alunos mostrarem seus conhecimentos de mundo a partir de suas produções.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectEstágio Obrigatóriopt_BR
dc.subjectPráticas de Leitura e Escritapt_BR
dc.subjectLenguajept_BR
dc.subjectGénero Textualpt_BR
dc.subjectEtapa Obligatoriapt_BR
dc.subjectPráctica de la Lectura y Escriturapt_BR
dc.titleGÊNERO TEXTUAL CRÔNICA: Práticas de leitura e escrita com alunos do 2º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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