Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/959
Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões sobre experiências produtivas
Autor(es): Monteiro, Ismael Araujo
Palavras-chave: Sequência Didática
Língua Portuguesa
Leitura e escrita
Didactic Sequence
Portuguese Language
Reading and writing
Data do documento: 20-Jan-2015
Resumo: No presente trabalho se expõe reflexões sobre o uso da sequência didática (SD) em atividades pedagógicas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa (LP). Objetiva-se refletir sobre o uso da SD, como uma ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita no ensino de LP, a partir de práticas de ensino desenvolvidas com alunos do 6º ano. As ações realizadas no âmbito das atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos formam a base das reflexões do presente estudo. Para melhor apresentar a linha argumentativa da presente pesquisa: no primeiro capítulo estão as considerações sobre o PIBID e a ações iniciais do subprojeto de Linguagens e Códigos; no segundo capítulo expõe-se o processo de elaboração das práticas pedagógicas, em que se buscou explorar os gêneros textuais para o trabalho com a leitura e a escrita dos alunos, e ainda a descrição das SDs planejadas com base em um diálogo com autores como Dolz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998). O último capítulo trata da metodologia aplicada e dos resultados alcançados com as atividades de leitura e produção textual a partir do planejamento e execução das SDs produzidas no subprojeto. Como referencial teórico, estão ainda os postulados de Bakthin (1997) que revelam o caráter sociocomunicativo dos gêneros textuais e os estudos de Marcuschi (2001) sobre a importância de considerar as práticas sociais no contexto de ensino da língua portuguesa. Foi adotado, inicialmente, como procedimento metodológico a revisão da literatura sobre a temática da SD no Ensino Fundamental. Em seguida, fez-se uso dos registros presentes nos diários de campo, no intuito de resgatar as experiências obtidas por meio das primeiras ações realizadas com a utilização das oficinas didático/pedagógicas para o ensino da leitura e escrita.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Linguagens e Códigos/ Língua Portuguesa da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do grau de licenciado em Linguagens e Códigos com habilitação em Língua Portuguesa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/959
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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