Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Paulla Brito-
dc.date.accessioned2025-07-10T13:11:51Z-
dc.date.available2025-07-10T13:11:51Z-
dc.date.issued2024-01-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9590-
dc.descriptionThis course conclusion work seeks to analyze the influence of TICs on the quality of the teaching-learning process, examining how these tools can be used to facilitate the understanding of complex chemical concepts, improve student engagement and promote more efficient learning. Its main objective is to investigate the importance of these pedagogical resources in the teachinglearning process. The research question that guides this study is: "How are information and communication technologies used in the teaching of Chemistry and what are the main challenges and possibilities faced by teachers when integrating them into their pedagogical practices?". Then, a quantitativequalitative research, data were collected from an online questionnaire and interviews with 8 teachers who work in both primary and secondary education. In view of this, it was found that the results of the data analysis reinforce the importance of offer teachers access to technological tools to improve the teaching-learning process, which is essential to invest in continuing training for teachers, focusing on the development of digital skills and highlights the importance of innovative pedagogical strategies that effectively integrate digital tools to the curriculum, providing educators with the ability to adapt to the demands of a constantly evolving learning environment. Where it was possible to conclude that the adequate integration of technologies in education not only enhances learning, but also contributes significantly to the quality and effectiveness of teaching.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso busca analisar a influência das TICs na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, examinando como essas ferramentas podem ser usadas para facilitar a compreensão dos conceitos químicos complexos, melhorar o envolvimento dos alunos e promover uma aprendizagem mais eficiente. Tem como objetivo principal investigar a importância destes recursos pedagógicos no processo de ensinoaprendizagem. A pergunta de pesquisa que orienta este estudo é: "Como as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas no ensino da Química e quais são os principais desafios e possibilidades enfrentados pelos professores ao integrá-las em suas práticas pedagógicas?”. Realizou-se, então, uma pesquisa quanti-qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionário online e entrevista com 8 professores que atuam tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Diante disso, verificou-se que os resultados da análise de dados reforçam a importância de oferecer aos professores acesso às ferramentas tecnológicas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, que é essencial investir em formação continuada para os professores, com foco no desenvolvimento de competências digitais e ressalta a importância de estratégias pedagógicas inovadoras que integrem de forma eficaz as ferramentas digitais ao currículo, proporcionando aos educadores a capacidade de adaptar-se às demandas de um ambiente de aprendizagem em constante evolução. Onde foi possível concluir que a integração adequada das tecnologias na educação não apenas potencializa o aprendizado, mas também contribui significativamente para a qualidade e eficácia do ensino.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTIC’s;pt_BR
dc.subjectCiências da Natureza;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectdocênciapt_BR
dc.subjectTIC’s;pt_BR
dc.subjectNatural Sciences;pt_BR
dc.subjectChemistry Teaching;pt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da Química: Desafios e possibilidades para professorespt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies in teaching Chemistry: Challenges and possibilities for teacherspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA PAULLA BRITO SANTOS.pdfTCC de Graduação416,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.