Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9591
Título: | ENSINO DE CIÊNCIAS: Um estudo sobre metodologias |
Título(s) alternativo(s): | SCIENCE TEACHING: A study on methodologies |
Autor(es): | ARAUJO, Raimunda Emanuele Viana |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências; metodologias; experimentação; misturas homogêneas e heterogêneas Science Teaching; Methodologies; experimentation; homogeneous and heterogeneous mixtures |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O ensino de Ciências não diferente de outra área do conhecimento requer propostas metodológicas que contribuam para uma aprendizagem eficiente por parte dos alunos. As atividades de experimentação são boas propostas. Estudo de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral: discutir sobre metodologias para o ensino de Ciências da Natureza e suas possíveis contribuições para uma aprendizagem mais eficaz e como objetivos específicos: conhecer metodologias para o ensino, em especial para o ensino de ciências da natureza; identificar as metodologias utilizadas por professores nas aulas de ciências; trazer as compreensões dos professores sobre metodologias de ensino; desenvolver atividades com metodologias ativas com projetos experimentais; analisar com base nas contribuições dos alunos facilidades ou dificuldades para a aprendizagem em Ciências da Natureza. Quanto a metodologia do estudo foi feita a pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, foi realizada a observação, foi desenvolvido o projeto de uma aula sobre experimentação, separação de misturas; foi aplicado um questionário com a professora de ciências, e um questionário com 41 alunos. Como resultados, conclui-se que o ensino de ciências, em escolas públicas, ainda é um grande desafio; sobre a professora é possível dizer que, mesmo com limitações, a docente busca desenvolver uma metodologia que desperte o interesse nos alunos pelas aulas de ciências. Quanto aos alunos, os discentes apontaram as aulas práticas como aquelas que mais contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de ciências. |
Descrição: | Teaching Science, no different from any other area of knowledge, requires methodological proposals that contribute to efficient learning on the part of students. Experimental activities are good proposals. Qualitative study with the general objective: to discuss methodologies for teaching Natural Sciences and their possible contributions to more effective learning and specific objectives: to understand teaching methodologies, especially for the teaching of natural sciences; identify the methodologies used by teachers in science classes; bring teachers’ understanding of teaching methodologies; develop activities with active methodologies with experimental projects; analyze, based on student contributions, facilities or difficulties for learning in Natural Sciences. As for the study methodology, it was bibliographical and field research. In field research, he carried out observation, developed a project for a class on experimentation, separation of mixtures; administered a questionnaire with a science teacher, and a questionnaire with ...... students. As a result, it is concluded that teaching science in public schools is still a major challenge; About the teacher it is possible to say that even with limitations she seeks to develop a methodology that awakens students' interest in science classes. As for the students, they pointed out practical classes as those that most contribute to learning science content. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9591 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAIMUNDA EMANUELE VIANA ARAUJO.pdf | TCC de Graduação | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.