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Título: O uso de Smartphones como recurso didático para o ensino de Química no ensino médio: Uma análise da percepção dos docentes
Título(s) alternativo(s): The use of smartphones as a teaching resource for teaching chemistry in high school: An analysis of teachers' perceptions
Autor(es): GOMES, Andreza dos Santos
Palavras-chave: Smartphones;
Ensino de Química;
Percepção docente
Smartphones;
Chemistry Teaching;
Teacher perception
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino médio em relação ao uso de smartphones como recursos didáticos no ensino de Química. Para alcançar esse propósito, utilizou-se um questionário semiestruturado, composto por 16 perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa cinco docentes atuantes na área de Química no ensino médio. Os resultados obtidos revelaram uma diversidade de perspectivas e experiências entre os professores entrevistados, onde foram reconhecidas as vantagens do uso de smartphones, destacando a rapidez, praticidade e dinamismo que esses dispositivos podem oferecer nas aulas de Química, evidenciando a capacidade de enriquecer a experiência de ensino, facilitar a pesquisa e promover inovação no processo de aprendizado. No entanto, também foram apontadas desvantagens, como desigualdades no acesso a dispositivos, distrações em potencial, falta de concentração e o risco de dependência tecnológica. Este estudo sublinha a importância de uma abordagem equilibrada e planejada no que se refere ao uso de smartphones como recurso didático no ensino de Química, abordado estrategicamente, levando em consideração as necessidades dos alunos e implementando métodos para maximizar os benefícios, enquanto minimiza as desvantagens potenciais.
Descrição: This study aimed to analyze the perception of high school teachers in relation to the use of smartphones as didactic resources in the teaching of Chemistry. To achieve this purpose, a semi-structured questionnaire was used, consisting of 16 open and closed questions. Five teachers working in the area of Chemistry in high school participated in the research. The results revealed a diversity of perspectives and experiences among the teachers interviewed, where the advantages of the use of smartphones were recognized, highlighting the speed, practicality and dynamism that these devices can offer in Chemistry classes, evidencing the ability to enrich the teaching experience, facilitate research and promote innovation in the learning process. However, disadvantages, such as inequalities in access to devices, potential distractions, lack of concentration, and the risk of technological dependence, were also pointed out. This study underlines the importance of a balanced and planned approach to the use of smartphones as a teaching resource in chemistry teaching, approached strategically, taking into account the needs of students and implementing methods to maximize the benefits, while minimizing the potential drawbacks.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9593
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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