Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Andressa-
dc.date.accessioned2025-07-16T11:45:48Z-
dc.date.available2025-07-16T11:45:48Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9594-
dc.descriptionABSTRACT The research aims to analyze the social functioning of the micro-tale genre on Instagram, in its structural and multimodal aspects as a digital literary textual genre, considering it as a teaching possibility in Basic Education. Adopting the problem question: How can the micro- story genre, considering its functional and multimodal aspects as a digital literary genre, contribute to the teaching of Portuguese in Basic Education? The micro-story is a literary genre characterized by brevity, discursive intertextuality and ideological marks, and has the potential to develop the interpretative reading and textual production of elementary school students. In line with the general objective, the following specific objectives are presented: a) To investigate the thematic, stylistic and compositional elements of the micro-tale; b) To identify dialogic relationships in the micro-tale genre; c) To draw up a teaching proposal for teaching the micro-tale genre, involving reading, textual production and socialization procedures in elementary school, with this genre as the central axis. The research has a qualitative, documentary approach. The corpus consists of micro-tales published on the @microconto.pt and @microconto profiles on the Instagram platform. The theoretical basis includes authors such as Bakhtin (2016), Rodrigues (2005), Bueno (2021), Fiorin (2011), Rojo and Barbosa (2015), Rojo and Moura (2019), Soares (2002), Ribeiro (2005; 2021). The text discusses discursive and digital textual genres, as well as socio-historical aspects, dialogic and multimodal relations of micro-tales, investigating their social functions and their effectiveness as a literary genre that reflects on the world. Finally, it presents a didactic sequence as a proposed contribution to teaching.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A pesquisa objetiva analisar o funcionamento social do gênero microconto no Instagram, em seus aspectos funcionais e multimodais enquanto gênero textual literário digital, considerando-o como possibilidade de ensino na Educação Básica. Adotando como questão problema: Como o gênero microconto, considerando seus aspectos funcionais e multimodais como gênero literário digital, pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica? O microconto é um gênero literário caracterizado pela brevidade, intertextualidade discursiva e marcas ideológicas, apresenta potencial para desenvolver a leitura interpretativa e a produção textual dos estudantes do Ensino Fundamental. Em consonância com o objetivo geral, apresentam-se os seguintes objetivos específicos: a) Investigar os elementos temáticos, estilísticos e composicionais do microconto; b) Identificar relações dialógicas no gênero microconto; c) Elaborar uma proposta de ensino para o ensino do gênero microconto, envolvendo procedimentos de leitura, produção textual e socialização no Ensino Fundamental, tendo esse gênero como eixo central. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. O corpus é composto por microcontos publicados nos perfis @microconto.pt e @microconto na plataforma Instagram. A fundamentação teórica inclui autores como Bakhtin (2016), Rodrigues (2005), Bueno (2021), Fiorin (2011), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019), Soares (2002), Ribeiro (2005; 2021). O texto aborda sobre os gêneros textuais discursivos e digitais, além de aspectos sócio-históricos, relações dialógicas e multimodais dos microcontos, investigando suas funções sociais e sua eficácia enquanto gênero literário reflexivo sobre o mundo. Por fim, apresenta uma sequência didática como proposta de contribuição para o ensino.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmicroconto;pt_BR
dc.subjectmultiletramento;pt_BR
dc.subjectfuncionamento social;pt_BR
dc.subjectmultimodalidade;pt_BR
dc.subjectdialogismo.pt_BR
dc.subjectmicro-tale;pt_BR
dc.subjectmultilingualism;pt_BR
dc.subjectsocial functioning;pt_BR
dc.subjectmultimodality;pt_BR
dc.subjectdialogism.pt_BR
dc.titleO funcionamento social do gênero microconto e estratégias de ensino: multiletramentospt_BR
dc.title.alternativeThe social functioning of the microstory genre and teaching strategies: multiliteraciespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA _LIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso822,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.