Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LIMA, Francisco Israel Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-16T11:55:18Z | - |
dc.date.available | 2025-07-16T11:55:18Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9596 | - |
dc.description | Abstract:Thisresearchaddressesthe role ofliterature in theformationofreaders in high school, highlighting its importance for thedevelopmentofcriticalthinkingandinterpretativeautonomy. The general objectiveofthestudywastoinvestigatehowliteraturecontributestotheformationofreaders in students, analyzingthechallengesofteachingliteratureandthemethodologiesthatcanbeadoptedtoencourageliterary reading in schools. The specificobjectivesinvolvedthediscussionofliteraryliteracy, theanalysisoftheobstaclesfaced in teachingliterature, andtheexplorationofpedagogicalstrategiesthat favor theencouragementofreading. The methodologyadoptedwasbibliographicalandexploratory. The researchwasbasedontheanalysisofacademicworksontheteachingofliteratureandliteraryliteracy, using as a theoretical framework authorssuch as Cosson (2009, 2010, 2021), Paulino andCosson (2009), Zilberman (2009), Sousa (2018), and Jobim (2009). The resultsindicatedthatliteratureteaching still follows a traditionalandfragmented approach, focusedonmemorizingcontentandchronologicalteaching in literaryschools, whichdistancesstudentsfromreading. Furthermore, it wasfoundthatliteraryliteracyisanongoingprocessandthatthepresenceofchildren'sandyoungadultliterature fromtheearliestyearsofschoolfavorstheformationofcriticalreaders. The researchalsohighlightedtheneed for innovativemethodologies, such as sharedreading, reading clubs, andbringingtogetherclassicalandcontemporaryliterature. Finally, it wasconcludedthatliteratureteaching must beredefined, ensuringstudents a meaningfulliteraryexperiencecapableof promoting reflection, interpretation, andcitizenshipdevelopment. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo:A presente pesquisa aborda o papel da literatura na formação do leitor no Ensino Médio, destacando sua importância para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia interpretativa. O objetivo geral do estudo foi investigar como a literatura contribui para a formação leitora dos alunos, analisando os desafios do ensino de literatura e as metodologias que podem ser adotadas para incentivar a leitura literária na escola. Os objetivos específicos envolveram a discutir sobre letramento literário, a analisa dos obstáculos enfrentados no ensino de literatura e a exploração de estratégias pedagógicas que favorecem o incentivo à leitura.A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico e exploratório. A pesquisa baseou-se na análise de obras acadêmicas sobre ensino de literatura e letramento literário, utilizando como referencial teórico autores como Cosson (2009, 2010, 2021), Paulino e Cosson (2009), Zilberman (2009), Sousa (2018) e Jobim (2009).Os resultados indicaram que o ensino de literatura ainda segue uma abordagem tradicional e fragmentada, focada na memorização de conteúdos e no ensino cronológico das escolas literárias, o que afasta os alunos da leitura. Além disso, constatou-se que o letramento literário é um processo contínuo e que a presença da literatura infanto-juvenil desde os primeiros anos escolares favorece a formação do leitor crítico. A pesquisa também destacou a necessidade de metodologias inovadoras, como leitura compartilhada, clubes de leitura e aproximação entre literatura clássica e contemporânea.Por fim, conclui-se que o ensino da literatura deve ser ressignificado, garantindo aos alunos uma experiência literária significativa, capaz de promover reflexão, interpretação e formação cidadã. | pt_BR |
dc.subject | letramento literário; | pt_BR |
dc.subject | literatura; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | leitor. | pt_BR |
dc.subject | literaryliteracy; | pt_BR |
dc.subject | literature; | pt_BR |
dc.subject | highschool; | pt_BR |
dc.subject | reader. | pt_BR |
dc.title | A leitura literária na Educação Básica: caminhos para a formação do leitor no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Literary reading in Basic Education: pathways to reader development in High School | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO_LIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 180,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.