Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9596
Título: A leitura literária na Educação Básica: caminhos para a formação do leitor no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Literary reading in Basic Education: pathways to reader development in High School
Autor(es): LIMA, Francisco Israel Araújo
Palavras-chave: letramento literário;
literatura;
Ensino Médio;
leitor.
literaryliteracy;
literature;
highschool;
reader.
Data do documento: 2025
Resumo: Resumo:A presente pesquisa aborda o papel da literatura na formação do leitor no Ensino Médio, destacando sua importância para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia interpretativa. O objetivo geral do estudo foi investigar como a literatura contribui para a formação leitora dos alunos, analisando os desafios do ensino de literatura e as metodologias que podem ser adotadas para incentivar a leitura literária na escola. Os objetivos específicos envolveram a discutir sobre letramento literário, a analisa dos obstáculos enfrentados no ensino de literatura e a exploração de estratégias pedagógicas que favorecem o incentivo à leitura.A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico e exploratório. A pesquisa baseou-se na análise de obras acadêmicas sobre ensino de literatura e letramento literário, utilizando como referencial teórico autores como Cosson (2009, 2010, 2021), Paulino e Cosson (2009), Zilberman (2009), Sousa (2018) e Jobim (2009).Os resultados indicaram que o ensino de literatura ainda segue uma abordagem tradicional e fragmentada, focada na memorização de conteúdos e no ensino cronológico das escolas literárias, o que afasta os alunos da leitura. Além disso, constatou-se que o letramento literário é um processo contínuo e que a presença da literatura infanto-juvenil desde os primeiros anos escolares favorece a formação do leitor crítico. A pesquisa também destacou a necessidade de metodologias inovadoras, como leitura compartilhada, clubes de leitura e aproximação entre literatura clássica e contemporânea.Por fim, conclui-se que o ensino da literatura deve ser ressignificado, garantindo aos alunos uma experiência literária significativa, capaz de promover reflexão, interpretação e formação cidadã.
Descrição: Abstract:Thisresearchaddressesthe role ofliterature in theformationofreaders in high school, highlighting its importance for thedevelopmentofcriticalthinkingandinterpretativeautonomy. The general objectiveofthestudywastoinvestigatehowliteraturecontributestotheformationofreaders in students, analyzingthechallengesofteachingliteratureandthemethodologiesthatcanbeadoptedtoencourageliterary reading in schools. The specificobjectivesinvolvedthediscussionofliteraryliteracy, theanalysisoftheobstaclesfaced in teachingliterature, andtheexplorationofpedagogicalstrategiesthat favor theencouragementofreading. The methodologyadoptedwasbibliographicalandexploratory. The researchwasbasedontheanalysisofacademicworksontheteachingofliteratureandliteraryliteracy, using as a theoretical framework authorssuch as Cosson (2009, 2010, 2021), Paulino andCosson (2009), Zilberman (2009), Sousa (2018), and Jobim (2009). The resultsindicatedthatliteratureteaching still follows a traditionalandfragmented approach, focusedonmemorizingcontentandchronologicalteaching in literaryschools, whichdistancesstudentsfromreading. Furthermore, it wasfoundthatliteraryliteracyisanongoingprocessandthatthepresenceofchildren'sandyoungadultliterature fromtheearliestyearsofschoolfavorstheformationofcriticalreaders. The researchalsohighlightedtheneed for innovativemethodologies, such as sharedreading, reading clubs, andbringingtogetherclassicalandcontemporaryliterature. Finally, it wasconcludedthatliteratureteaching must beredefined, ensuringstudents a meaningfulliteraryexperiencecapableof promoting reflection, interpretation, andcitizenshipdevelopment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9596
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO_LIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso180,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.