Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9597
Título: Música e o ensino de Língua Portuguesa: a utilização de músicas como ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Music and the teaching of Portuguese: the use of music as a tool to facilitate teaching and learning
Autor(es): VERAS, Gustavo Costa Sabry de Oliveira
Palavras-chave: Língua Portuguesa;
música;
Ensino Médio;
neurociência;
relatos de experiência.
Portuguese Language;
music.;
High School;
neuroscience;
experience reports.
Data do documento: 16-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Este artigo foi desenvolvido no âmbito da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão. A proposta do artigo contempla discutir sobre o uso de músicas em salas de aula do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa, buscando investigar os principais motivos que levam tal prática pedagógica a ser considerada para a facilitação do ensino e aprendizagem. Acerca disso, a pesquisa justifica-se pela necessidade de que o docente perceba que o uso de músicas para aulas de Língua Portuguesa pode se mostrar uma estratégia sustentável e multifacetada, útil em aspectos verbais e não verbais. Temos por objetivo geral estabelecer um panorama sobre como a relação do uso de músicas e canções está sendo encarado no meio escolar. Foram utilizados relatos de experiências de docentes que buscaram relacionar a Música ao plano de aula como Costa e Faria (2008). Para compreender os impactos da Música no aparato cognitivo, foram utilizados os estudos de Neurociência realizados por Rocha e Boggio (2013), e Muszkat, Correia e Campos (2000). Em seguida, para a realização de um plano de intervenção, foram trazidos à tona conceitos da música enquanto gênero discursivo (Bakhtin, 2003), enquanto linguagem não verbal (Andrade, 2012; Oliveira et al., 2002; Souza, 2010; Santos; Coelho, 2017) e de como estabelecer relação entre Música e Língua Portuguesa (Rodrigues; Andrade; Santos, 2019). O aporte teórico culmina em um processo metodológico de interpretação da canção “Desconstrução” de Tiago Iorc (2019), seguida da produção de paródias em sala de aula. Como resultados, podemos perceber que a utilização de músicas em sala de aula deve ser enxergada como um recurso didático que pode ser trabalhado de diferentes formas e por meio de diversos pontos de partida.
Descrição: Abstract This article was developed within the scope of the “Course Completion Work” discipline, offered by the Federal University of Maranhão. The purpose of the article includes discussing the use of music in high school classrooms for the Portuguese Language subject, seeking to investigate the main reasons that lead such pedagogical practice to be considered to facilitate teaching and learning. In this regard, the research is justified by the need for teachers to realize that the use of music for Portuguese language classes can prove to be a sustainable and multifaceted strategy, useful in verbal and non-verbal aspects. Our general objective is to establish an overview of how the relationship between the use of music and songs is being seen in the school environment. Reports of experiences from teachers who sought to relate Music to the lesson plan were used, such as Costa and Faria (2008). To understand the impacts of Music on the cognitive apparatus, Neuroscience studies carried out by Rocha and Boggio (2013), and Muszkat, Correia and Campos (2000) were used. Then, to carry out an intervention plan, concepts of music were brought to light as a discursive genre (Bakhtin, 2003), as a non-verbal language (Andrade, 2012; Oliveira et al., 2002; Souza, 2010; Santos; Coelho, 2017) and how to establish a relationship between Music and the Portuguese Language (Rodrigues; Andrade; Santos, 2019). The theoretical contribution culminates in a methodological process of interpreting the song “Desconstrução” by Tiago Iorc (2019), followed by the production of parodies in the classroom. As results, we can see that the use of music in the classroom must be seen as a teaching resource that can be worked on in different ways and through different starting points.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9597
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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