Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Jesiel de Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-16T12:03:13Z-
dc.date.available2025-07-16T12:03:13Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9598-
dc.descriptionAbstract This study deals with the approach of linguistic variation in classrooms of the final years of Elementary School, based on the conceptions of teachers working in the area. Thus, the general objective is to investigate the sociolinguistic behavior of Portuguese language teachers in the final grades of Elementary School in three schools located in the city of Santa Quitéria in the state of Maranhão. To achieve this purpose, it was necessary to outline the specific objectives that are particularized: a) Verify the linguistic perception of teachers about the concept of language/language and variation; b) describe how teachers evaluate the use and teaching of linguistic variation in the classroom; c) Analyze the linguistic attitude of teachers in relation to the teaching of variation and how this reverberates in their teaching practice. The study was realized through field research and application of an open questionnaire.pt_BR
dc.description.abstractResumo Este estudo versa sobre a abordagem da variação linguística em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das concepções de professores atuantes na área. Assim, o objetivo geral é investigar o comportamento sociolinguístico de professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental de três escolas situadas na cidade de Santa Quitéria no estado do Maranhão. Para atingir tal finalidade, foi necessário delinear os objetivos específicos que se particularizam: a) verificar a percepção linguística dos professores sobre o conceito de língua/linguagem e variação; b) descrever como os professores avaliam o uso e ensino da variação linguística em sala de aula; c) analisar a atitude linguística dos professores em relação ao ensino da variação e como isso reverbera em sua prática de ensino. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo e aplicação de questionário aberto.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectvariação linguística;pt_BR
dc.subjectcomportamento sociolinguístico;pt_BR
dc.subjectensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.subjectlinguistic variation;pt_BR
dc.subjectsociolinguistic behavior.;pt_BR
dc.subjectPortuguese Language teaching.pt_BR
dc.titleComportamento sociolinguístico de professores de língua portuguesa das séries finais do ensino fundamental: um estudo em Santa Quitéria do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeSociolinguistic behavior of Portuguese language teachers in the final grades of elementary school: a study in Santa Quitéria do Maranhãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESIEL_NASCIMENTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso388,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.