Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9599
Título: | Ações pedagógicas do projeto “Rodízio de leitura” no instituto educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, em São Bernardo (MA): por um viés do letramento literário |
Título(s) alternativo(s): | Acciones pedagógicas del proyecto “Rotación de Lectura” en el instituto educativo Cônego Nestor de Carvalho Cunha, en São Bernardo (MA): desde la perspectiva de la alfabetización literaria |
Autor(es): | NASCIMENTO, João Vitor Brito do |
Palavras-chave: | “Rodízio de Leitura”; letramento literário; ações pedagógicas. “Rodízio de Leitura”; literacidad literaria; acciones pedagógicas. |
Data do documento: | 12-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho tem como objeto de estudo as ações pedagógicas do projeto “Rodízio de Leitura” à luz do letramento literário. Assim, o objetivo geral é investigar ações pedagógicas do projeto “Rodízio de Leitura”, desenvolvido no Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, situado na cidade de São Bernardo (MA), e sua relação com a formação do leitor, em uma perspectiva do letramento literário. Especificamente, objetivou-se: a) descrever o projeto “Rodízio de Leitura”; b) discorrer, a partir da visão da docente idealizadora do projeto, sobre as ações pedagógicas que são implementadas, a fim de desenvolver o letramento literário dos discentes; c) analisar as contribuições que resultam do projeto em questão, a partir da visão dos alunos envolvidos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa de campo e como instrumento para coleta de dados, entrevistas estruturadas aplicadas com a professora idealizadora do projeto “Rodízio de Leitura” e com três alunos participantes do projeto. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa foram: Bertoldi (2020), Cosson (2012; 2021), Freire (1989), Kleiman (2005), Silva (2014), Souza (2017), Souza e Cosson (2011) e Zilberman (2009). O estudo mostrou que as ações pedagógicas do projeto “Rodízio de Leitura” realizado no Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, na cidade São Bernardo - MA, contribuem de forma significativa para a formação do leitor crítico, permitindo que os alunos tenham uma melhoria em relação à leitura, escrita, oralidade, interpretação de texto e mudanças na percepção do mundo ao seu redor. Portanto, é possível concluir que o projeto “Rodízio de Leitura” é uma prática de extrema relevância no âmbito escolar para a promoção do letramento literário. RESUMEN Este trabajo tiene como objeto de estudio las acciones pedagógicas del proyecto “Rodízio de Leitura” a la luz de la literacidad literaria. Así, el objetivo general es investigar las acciones pedagógicas del proyecto “Rodízio de Leitura”, desarrollado en el Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, ubicado en la ciudad de São Bernardo (MA), y su relación con la formación del lector, desde una perspectiva de la literacidad literaria. En concreto, se buscó: a) describir el proyecto “Rodízio de Leitura”; b) discutir, desde la perspectiva del docente que creó el proyecto, las acciones pedagógicas que se implementan para desarrollar la literacidad literaria de los estudiantes; c) analizar las aportaciones que resultan del proyecto en cuestión, desde la perspectiva de los estudiantes implicados. Se trata de un estudio cualitativo, desarrollado a través de una investigación de campo y como instrumento de recolección de datos, entrevistas estructuradas aplicadas con el docente creador del proyecto “Rodízio de Leitura” y con tres estudiantes participantes del proyecto. Los principales autores detrás de esta investigación fueron: Bertoldi (2020), Cosson (2012; 2021), Freire (1989), Kleiman (2005), Silva (2014), Souza (2017), Souza y Cosson (2011) y Zilberman (2009). ). El estudio demostró que las acciones pedagógicas del proyecto “Rodízio de Leitura” realizado en el Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, en la ciudad de São Bernardo - MA, contribuyen significativamente para la formación de lectores críticos, permitiendo a los estudiantes mejorar su habilidades en relación con la lectura, la escritura, el habla, la interpretación de textos y los cambios en la percepción del mundo que les rodea. Por lo tanto, es posible concluir que el proyecto “Rodízio de Leitura” es una práctica sumamente relevante en el ámbito escolar para la promoción de la literacidad literaria. |
Descrição: | Agência financiadora: CAPES. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9599 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOÃO_NASCIMENTO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 812,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.