Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/959
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Ismael Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-30T18:56:41Z | - |
dc.date.available | 2017-03-30T18:56:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/959 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Linguagens e Códigos/ Língua Portuguesa da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do grau de licenciado em Linguagens e Códigos com habilitação em Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho se expõe reflexões sobre o uso da sequência didática (SD) em atividades pedagógicas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa (LP). Objetiva-se refletir sobre o uso da SD, como uma ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita no ensino de LP, a partir de práticas de ensino desenvolvidas com alunos do 6º ano. As ações realizadas no âmbito das atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos formam a base das reflexões do presente estudo. Para melhor apresentar a linha argumentativa da presente pesquisa: no primeiro capítulo estão as considerações sobre o PIBID e a ações iniciais do subprojeto de Linguagens e Códigos; no segundo capítulo expõe-se o processo de elaboração das práticas pedagógicas, em que se buscou explorar os gêneros textuais para o trabalho com a leitura e a escrita dos alunos, e ainda a descrição das SDs planejadas com base em um diálogo com autores como Dolz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998). O último capítulo trata da metodologia aplicada e dos resultados alcançados com as atividades de leitura e produção textual a partir do planejamento e execução das SDs produzidas no subprojeto. Como referencial teórico, estão ainda os postulados de Bakthin (1997) que revelam o caráter sociocomunicativo dos gêneros textuais e os estudos de Marcuschi (2001) sobre a importância de considerar as práticas sociais no contexto de ensino da língua portuguesa. Foi adotado, inicialmente, como procedimento metodológico a revisão da literatura sobre a temática da SD no Ensino Fundamental. Em seguida, fez-se uso dos registros presentes nos diários de campo, no intuito de resgatar as experiências obtidas por meio das primeiras ações realizadas com a utilização das oficinas didático/pedagógicas para o ensino da leitura e escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.title | A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões sobre experiências produtivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IsmaelAraujoMonteiro.pdf | 819,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.