Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9600
Título: As contribuições da leitura literária para a formação do leitor: uma proposta de ensino desde as séries iniciais
Título(s) alternativo(s): The contributions of literary reading to reader development: a teaching proposal from the initial grades
Autor(es): CRUZ, Lucidalva Amorim Lima da
Palavras-chave: literatura infantil;
leitura literária;
formação de leitores;
rodízio de leitura.
children's literature;
literary reading;
training readers;
reading rotation.
Data do documento: 15-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação do projeto Rodízio de Leitura e tem por objetivo geral salientar as contribuições da leitura literária para a formação do leitor, analisando como se dá o processo de formação de leitores e como esse processo pode despertar o gosto pela leitura. Para alcançar o objetivo geral, temos como objetivos específicos: a) compreender a importância da leitura literária na formação do leitor; b) mostrar a relevância de iniciar as primeiras leituras com textos literários; c) estimular a prática da leitura. Ora, em nossas experiências de observação concreta, verificamos que as crianças, em geral, apreciam histórias, conforme se vê na prática histórica de relatos e contos entre as famílias em diversas culturas e comunidades, em que um adulto, muitas vezes os pais ou os avós, transmitiam aos filhos uma narrativa de origem popular e indeterminada. No entanto, pouco a pouco essa prática, em muitos ambientes e círculos, tornou-se gradativamente menos popular. Nesse sentido, entendemos que a escola assume a responsabilidade de apresentar o texto literário à criança em formação, fator este indispensável para a formação de leitores, pois o texto literário instiga a criticidade, imaginação e consequentemente o desejo de ler por si mesma e a conhecer o mundo de possibilidades que só a leitura literária pode proporcionar. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo, com estudo de caso, com uma abordagem metodológica, a partir de materiais que abordam essa temática. Para a coleta de dados, aplicamos um questionário destinado a uma professora de Língua Portuguesa e outro destinado aos alunos, em uma escola municipal da rede pública de ensino na cidade de São Bernardo-MA. Postulamos que o professor, enquanto mediador, contribui para a formação de leitores quando apoia e incentiva o trabalho com a leitura de textos diversos, dando assim oportunidade para ter liberdade para escolher a leitura que mais lhe agrada. As reflexões apresentadas neste trabalho têm como fundamento estudos desenvolvidos por autores como Castro (2014), Cosson (2009), Frantz (2011), Zilberman (2004). Como resultados alcançados, entendemos a importância de um professor leitor, sendo ele o mediador entre o aluno e o texto, a pessoa que terá contato direto com o aluno, logo que este adentrar às portas da escola, e quem o ajudará a dar os primeiros passos, em relação aos primeiros contatos com o mundo mágico da leitura.
Descrição: ABSTRACT This work was developed by observing the Reading Rotation project and its general objective is to highlight the contributions of literary reading to the formation of readers, analyzing how the process of forming readers takes place and how this process can awaken a taste for reading. In order to achieve the general objective, the specific objectives are: a) to understand the importance of literary reading in the formation of the reader; b) to show the importance of starting the first readings with literary texts; c) to encourage the practice of reading. Now, in our experiences of concrete observation, we have seen that children generally enjoy stories, as can be seen in the historical practice of stories and tales between families in different cultures and communities, in which an adult, often a parent or grandparent, passed on a narrative of popular and undetermined origin to their children. However, this practice has gradually become less popular in many environments and circles. In this sense, we understand that the school takes on the responsibility of introducing the literary text to the child in formation, a factor that is indispensable for the formation of readers, since the literary text instigates criticality, imagination and consequently the desire to read for oneself and to get to know the world of possibilities that only literary reading can provide. This work is a field study with a case study and a methodological approach based on materials that address this issue. To collect the data, we administered a questionnaire to a Portuguese language teacher and another to students at a public municipal school in the city of São Bernardo-MA. We postulate that the teacher, as a mediator, contributes to the formation of readers when he or she supports and encourages work with the reading of diverse texts, thus giving them the opportunity to have the freedom to choose the reading they like best. The reflections presented in this work are based on studies by authors such as Castro (2014), Cosson (2009), Frantz (2011) and Zilberman (2004). As a result, we understand the importance of a reading teacher, who is the mediator between the student and the text, the person who will have direct contact with the student, as soon as they enter the school doors, and who will help them take their first steps, in relation to the first contacts with the magical world of reading.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9600
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIDALVA_CRUZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso480,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.