Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9601
Título: | Jogos eletrônicos como ferramentas pedagógicas nas aulas de português: uma experiência com o gênero “detonado" |
Título(s) alternativo(s): | Electronic games as pedagogical tools in Portuguese classes: an experience with the "detonado" genre |
Autor(es): | SANTOS, Luis Guilherme Silva dos |
Palavras-chave: | aprendizagem; ensino; jogos eletrônicos; Língua Portuguesa. learning; teaching; electronic games; Portuguese language. |
Data do documento: | 27-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem como foco abordar o uso de jogos eletrônicos como ferramentas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo tem como objetivo geral compreender as contribuições do uso dos jogos eletrônicos nas aulas de português, com foco no gênero “Detonado” em contextos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. Para tanto, o trabalho tem como objetivos específicos: caracterizar os jogos eletrônicos como ferramentas pedagógicas no ensino e aprendizagem de Português; verificar as implicações da utilização de games nas aulas de língua materna; discutir sobre as contribuições dos jogos eletrônicos na prática pedagógica em Língua Portuguesa, enfocando o gênero “Detonado”. Trata-se de estudo de caráter qualitativo, adotando a modalidade de pesquisa-ação, tendo como técnica uma oficina pedagógica, intitulada “Mundo do detonado”, desenvolvida com uma turma do terceiro ano de Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de São Bernardo (MA). Como instrumento de coleta de dados foi realizado um questionário aberto, aplicado a uma professora e cinco alunos que participaram da oficina. Os principais autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Antunes (2003), Aguiar (2017), Mattar (2010), McGonigal (2017), Leffa e Pinto (2014) e Prensky (2021). Com o levantamento de informações ao longo da análise, tanto da oficina pedagógica quanto dos questionários, foi possível concluir que os games nas aulas de Língua Portuguesa podem promover atividades mais contextualizadas e lúdicas, transformando o ensino enfadonho em momentos divertidos de estudo, e que o gênero “Detonado”, além de ser rico em textos que podem ser utilizados nas aulas, também representa um recurso altamente envolvente e inovador, o aprendizado da língua mais dinâmico e divertido. |
Descrição: | ABSTRACT The present work focuses on addressing the use of electronic games as pedagogical tools in Portuguese language classes. The general objective of this study is to understand the contributions of the use of electronic games in Portuguese classes, focusing on the "Detonado" genre in teaching and learning contexts in high school. To this end, the work has the following specific objectives: to characterize electronic games as pedagogical tools in the teaching and learning of Portuguese; to verify the implications of the use of games in mother tongue classes; discuss the contributions of electronic games in the pedagogical practice in Portuguese, focusing on the genre "Detonated". This is a qualitative study, adopting the modality of action research, using as a technique a pedagogical workshop, entitled "World of the detonated", developed with a class of the third year of high school of a state public school in the city of São Bernardo (MA). As an instrument for data collection, an open questionnaire was carried out, applied to a teacher and five students who participated in the workshop. The main authors who supported this research were: Antunes (2003), Aguiar (2017), Mattar (2010), McGonigal (2017), Leffa and Pinto (2014) and Prensky (2021). With the collection of information throughout the analysis, both from the pedagogical workshop and from the questionnaires, it was possible to conclude that games in Portuguese language classes can promote more contextualized and playful activities, transforming boring teaching into fun moments of study, and that the genre "Detonado", in addition to being rich in texts that can be used in classes, It also represents a highly engaging and innovative resource, the most dynamic and fun language learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9601 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIS_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.