Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Maria das Dores Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-16T12:25:05Z | - |
dc.date.available | 2025-07-16T12:25:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9602 | - |
dc.description | ABSTRACT: Youth Literature is a relevant object of study for developing skills and mobilizing reading and writing practices with literary texts, based on exchanges of knowledge, stimulating imagination, creativity and criticality, among other essential elements for introducing students to the world of Literature. Thus, this research aims to investigate how Youth Literature contributes to the formation of literary literacy among frequent students in Elementary School II. To this end, the research will take place through work with the short story genre, a proposal for intervention specifically in the classroom. In order to make this possible, we will use bibliographical research as a methodology, based on the appropriation of theoretical assumptions from authors such as: Zilberman (1985; 2008) Coelho (1991; 2000); Cosson (2009; 2020); Gotlib (1990); Soares (2007), Sousa (2018), among others. Its method is qualitative critical analysis, the corpus of which is the short story Bonsucesso dos pretos, by Joel Rufino dos Santos. Therefore, this work is characterized by its interventional character, as we intend to present a proposal for intervention with the short story genre through a workshop, in view of the ideas defended in relation to the relevance of Youth Literature for the development of literary literacy in the final years of Elementary School II. As a result, we highlight the relevance of the re1search in the educational context with regard to the formation of more critical readers, since it is important to create conditions for the development of learning that is understood to be necessary for both literary and critical formation of students. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A Literatura Juvenil apresenta-se como um objeto de estudo relevante para o desenvolvimento de habilidades e a mobilização de práticas de leitura e escrita com o texto literário, tendo como base trocas de conhecimentos, estímulo da imaginação, da criatividade, da criticidade, dentre outros elementos essenciais para inserção dos estudantes no universo da Literatura. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como a Literatura Juvenil contribui para a formação do letramento literário de alunos frequentes no Ensino Fundamental II. Para tanto, a pesquisa ocorrerá por meio do trabalho com o gênero Conto, uma proposta de intervenção especificamente em sala de aula. Para viabilizá-la, utilizaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica com base na qual há a apropriação de pressupostos teóricos de autores como: Zilberman (1985; 2008) Coelho (1991; 2000); Cosson (2009; 2020); Gotlib (1990); Soares (2007), Sousa (2018) entre outros. Tendo como método a análise – crítica qualitativa, cujo corpus é o conto Bonsucesso dos pretos, de Joel Rufino dos Santos. Portanto, este trabalho caracteriza-se por seu caráter interventivo, pois intentamos apresentar uma proposta de intervenção com o gênero Conto por meio de uma oficina, tendo em vista as ideias defendidas em relação à relevância da Literatura Juvenil para o desenvolvimento do letramento literário nos anos finais do Ensino Fundamental II. Como resultados, destacamos a relevância da pesquisa no contexto educacional no que diz respeito à formação de leitores mais críticos, uma vez que é importante criar condições para o desenvolvimento de aprendizagens entendidas como necessárias à tanto formação literária quanto crítica dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | literatura juvenil; | pt_BR |
dc.subject | letramento literário; | pt_BR |
dc.subject | gênero Conto; | pt_BR |
dc.subject | lonsucesso dos pretos; | pt_BR |
dc.subject | Joel Rufino dos Santos. | pt_BR |
dc.subject | youth literature; . . | pt_BR |
dc.subject | literary literacy; | pt_BR |
dc.subject | short story genre | pt_BR |
dc.subject | Bonsucesso dos pretos | pt_BR |
dc.subject | Joel Rufino dos Santos. | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura juvenil para o letramento literário no ensino fundamental II: um trabalho com o gênero conto | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of young adult literature for literary literacy in elementary school II: a work with the short story genre | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_SOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 492,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.