Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9606
Título: | Relato de experiência a partir dos estágios supervisionados em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Experience report from supervised internships in Languages and Codes – Portuguese Language |
Autor(es): | TRINDADE, Vinicio Silva |
Palavras-chave: | estágio supervisionado; estagiário; experiência. |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho apresenta a importância do estagio supervisionado na formação do graduando de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa. Analisando a experiência obtida durante o período no Estágio Supervisiona IV no ensino médio. Para composição do corpus teórico da pesquisa e analises, se constitui com os estudos de Tardif (2012), Pimenta (2004; 2012), Travaglia (1996), Fazenda (2008), Foucault (2002) dentre outros. Para a coleta de dados e análises fez-se uso de uma pesquisa cunho qualitativa/cartográfica, por meio de análise do relatório de estagio realizado com alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio no município de São Bernardo – MA. Desse modo, observa-se o quão importante é o estágio supervisionado na construção do pensamento, comportamento e formação profissional do acadêmico de língua portuguesa. |
Descrição: | ABSTRACT The present work presents the importance of supervised internship in the training of the graduate in Languages and Codes - Portuguese Language. Analyzing the experience gained during the period in the IV Supervised Internship in high school. To compose the theoretical corpus of research and analysis, it is constituted with the studies of Tardif (2012), Pimenta (2004; 2012), Travaglia (1996), Fazenda (2008), Foucault (2002) among others. For the data collection and analysis was used a qualitative/ cartographic research, through the analysis of the report of internship carried out with students from three classes of the first year of high school in the city of São Bernardo - MA. Thus, it is observed how important the supervised internship is in the construction of thought, behavior and professional training of the Portuguese-speaking academic. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9606 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VINICIO_TRINDADE.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 520,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.