Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9607
Título: FESTIVAL DE ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE NA ESCOLA: COMPETIÇÃO VERSUS EDUCAÇÃO
Título(s) alternativo(s): MARTIAL ARTS AND COMBAT SPORTS FESTIVAL AT SCHOOL: COMPETITION VERSUS EDUCATION
Autor(es): OLIVEIRA, Adriana Souza de
Palavras-chave: Artes Marciais e Desportos de Combate;
Competição escolar;
Educação Física
Martial Arts and Combat Sports;
School Competition;
Physical Education
Data do documento: 22-Dez-2021
Editor: UFMA
Resumo: Os eventos esportivos de cunho competitivo, no âmbito escolar, precisam ser mais explorados pelos professores de Educação Física, pois englobam fatores sociais, de aprendizagem e de formação integral do aluno. Esta investigação teve como propósitos e analisar a percepção discente sobre o Festival de Lutas realizado no ambiente escolar. Este estudo de caso, qualiquanti, transversal, ocorreu numa escola pública, em Pinheiro (MA). Ingressam 150 alunos do 3ºano ensino médio após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos responsáveis, a assinatura do aluno no Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e a após responderem ao questionário. Permaneceram aqueles que frequentaram, no mínimo (75%=8 aulas) e responderam ao questionário no início e ao final do estudo. Todos os alunos participaram de seis encontros, com aula teórica seguida de prática, envolvendo seis modalidades de Lutas, a citar Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Huka-Huka e Greco-Romana (lutas de agarre); Boxe, Karatê, Capoeira, Muay-Thai, Taekondo (lutas de toque); Esgrima, com espada, sabre e florete (lutas com implemento). Encerradas as aulas foi realizado o Festival de Lutas com a seguinte estrutura: cada turma elegeu um representante feminino e um masculino para cada tipo de combate. As disputas consistiram em: retirar o oponente para fora do espaço de combate; projetar o oponente ao solo; manter o oponente no solo em decúbito dorsal; retirar os objetos do oponente; tocar o oponente com espada adaptada. Os confrontos tiveram a duração de 3 minutos. Além dos confrontos foi realizado um jogo de perguntas e respostas sobre as lutas que contabilizava pontos para as equipes. Os alunos classificaram o evento como: ruim, regular, bom, muito bom e ótimo, e descreveram suas opiniões a respeito do evento. Para análise dos dados recorremos à Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para categorização e codificação das respostas, ao Software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS), versão 24.0, IBM 2016 e ao teste Qui-quadrado para análise estatística com (p=0,05). Os resultados evidenciaram uma interpretação muito positiva pois os alunos classificaram o Festival como bom, muito bom e ótimo. Na descrição das respostas, 58 alunos (38.6%) afirmaram que o festival proporcionou diversão e entretenimento a todos os participantes e expectadores; 53 deles (35.2%) perceberam que o Festival de AM&DC promoveu a interação entre todos os participantes com destaque para o intercâmbio entre alunos de turmas distintas; e 39 (25.9%) revelaram que o evento instigou atitudes de respeito entre os alunos e com as regras do combate. Ressaltamos a necessidade de novas iniciativas com alunos em outros anos escolares.
Descrição: The sport events of competitive nature, at school, need to be further explored by Physical Education teachers, since they encompass social factors, learning and integral formation of the student. The purpose of this research was to point out and analyze the students' perception about the Fight Festival held in the school environment. This case study, quali-quanti, transversal, occurred in a public school in Pinheiro (MA). We entered 150 3rd grade high school students after they signed the Free and Informed Consent Form (TCLE) by the guardians, the student signed the Free and Informed Consent Form (TALE) and answered the questionnaire. Those who attended at least (75%=8 classes) and answered the questionnaire at the beginning and at the end of the study remained. All students participated in six meetings, with theoretical classes followed by practice, involving six types of fighting, namely Judo, Jiu-Jitsu, Sumo, Huka-Huka and Greco-Roman (grappling fights); Boxing, Karate, Capoeira, Muay-Thai, Taekondo (touch fights); Fencing, with sword, saber and foil (implement fights). At the end of the classes, the Fight Festival took place with the following structure: each class elected one female and one male representative for each type of fight. The disputes consisted in: removing the opponent from the combat space; projecting the opponent to the ground; keeping the opponent on the ground in dorsal decubitus; removing objects from the opponent; touching the opponent with an adapted sword. The confrontations lasted 3 minutes. Besides the confrontations, a question and answer game about the fights was held, which counted for points for the teams. The students classified the event as: bad, fair, good, very good, and great, and described their opinions about the event. For data analysis we used Content Analysis (Bardin, 2011) for categorization and coding of the answers, the Software "Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS), version 24.0, IBM 2016 and the Chi-square test for statistical analysis with (p=0.05). The results showed a very positive interpretation as students rated the Festival as good, very good and great. In the description of the answers, 58 students (38.6%) stated that the festival provided fun and entertainment to all participants and spectators; 53 of them (35.2%) perceived that the AM&DC Festival promoted interaction among all participants with emphasis on the exchange between students from different classes; and 39 (25.9%) revealed that the event instigated respectful attitudes among students and with the rules of combat. We emphasize the need for new initiatives with students in other school years.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9607
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA SOUZA DE OLIVEIRA.pdfTCC de Graduação670,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.