Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACÊDO JÚNIOR, Antonio Neto-
dc.date.accessioned2025-07-16T18:55:57Z-
dc.date.available2025-07-16T18:55:57Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9608-
dc.descriptionMartial Arts and Combat Sports (MA&DC) are part of the thematic units of school Physical Education and are fundamental in the process of motor development of students in elementary school. The study aimed to reveal, through students' perception, the impact of teaching AM&EC on the physical and motor component. This is a case study, carried out with 150 3rd year high school students who participated in the theoretical classes followed by practices on AM&EC with one modality each week for six weeks. The responses obtained, after applying the questionnaire, in the pre and post teaching practices, were analyzed from Content Analysis and after being planned were evaluated using Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 24.0. The study revealed the increase of (76%) in the interest for AM&EC, and evidenced in the student perception the improvement in reaction time (14%, n=21) and the learning of new movements (34%, n=51) as an effect of AM&EC practice in School Physical Education.pt_BR
dc.description.abstractAs Artes Marciais e os Desportes de Combate (AM&EC) compõem o rol de unidades temáticas da Educação Física escolar e são fundamentais no processo de desenvolvimento motor dos estudantes no ensino básico. O estudo objetivou verificar, através da percepção dos estudantes, o impacto do ensino das AM&EC no componente físico e motor. Trata-se de um estudo de caso, realizado com 150 alunos do 3° ano do Ensino Médio que participaram das aulas teóricas seguidas de práticas sobre AM&EC com uma modalidade a cada semana, durante seis semanas. As respostas obtidas, após aplicação do questionário, nos momentos pré e pós práticas pedagógicas, foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo e, após serem planificados foram avaliados através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 24.0. O estudo revelou o aumento de (76%) no interesse pelas AM&EC, e evidenciou na percepção discente a melhora no tempo de reação (14%, n=21) e a aprendizagem de novos movimentos (34%, n=51) como efeito da prática de AM&EC na Educação Física Escolar.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectArtes Marciais;pt_BR
dc.subjectDesportos de Combate;pt_BR
dc.subjectEducação Física Escolar;pt_BR
dc.subjectAspectos Motorespt_BR
dc.subjectMartial Arts;pt_BR
dc.subjectCombat Sports;pt_BR
dc.subjectSchool Physical Education;pt_BR
dc.subjectMotor Aspectspt_BR
dc.titleO CONTEÚDO LUTAS NO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O IMPACTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CAPACIDADES FÍSICO-MOTORASpt_BR
dc.title.alternativeSTRUGGLE CONTENT IN HIGH SCHOOL: STUDENTS' PERCEPTION OF THE IMPACT OF PEDAGOGICAL PRACTICES ON PHYSICAL-MOTOR SKILLSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO NETO MACÊDO JÚNIOR.pdfTCC de Graduação930,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.