Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, Deilson Serrão-
dc.date.accessioned2025-07-16T19:04:11Z-
dc.date.available2025-07-16T19:04:11Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9609-
dc.descriptionQualitative research applied to Fighting and Combat Sports (LEC) is expanding in the academic- scientific environment. This study aimed to point out the perceptions of students about their most relevant learnings regarding LEC after being submitted to pedagogical practices in School Physical Education classes. Participated 150 volunteer students attending the 3rd year of high school, in Pinheiro (MA). The guardians signed the Free and Informed Consent Form (FICF), and the participants signed the Free and Informed Consent Form (TALE) to join the study. The participants had to have a minimum attendance of 75% (75% = 8 classes) and fill out the questionnaire before and after the interventions, which consisted of a theoretical class followed by practice, with 13 LEC modalities involving grasping actions, touch, and the use of an implement (sword). After data collection before and after the intervention, Categorical Analysis (Bardin, 2011) was applied, the data coded and entered into Statistical Package Software for Social Sciences (SPSS), version 24.0, IBM, 2016, for statistical analysis. The results showed a decrease in the percentage of students (38%, n = 57) who stated knowing about punching and how to defend themselves as their most important learning experience. New statements emerged suggesting that learning about new cultures (33.4%, n = 51), learning about new philosophies (28%, n = 46), and distinguishing fights from fights (15.3%), n = 22) were the most relevant. The study brought positive feedback about meaningful learning about LEC, however, further scientific research on the topic should embrace other proposals in distinct periods.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa qualitativa aplicada às Lutas e Esportes de Combate (LEC) está em expansão no meio acadêmico-científico. Este estudo objetivou apontar as perceções de alunos sobre suas aprendizagens mais relevantes no que tange as LEC após serem submetidos a práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física Escolar. Participaram 150 alunos do 3º ano do ensino medio, em Pinheiro (MA). Os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e os participantes, o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) para ingressarem ao estudo. Para finalizar deveriam ter frequência mínima de (75% = 8 aulas) e preencher o questionário antes e após as intervenções que consistiram em aula teórica seguida de prática, com 13 modalidades de LEC envolvendo ações de agarre, toque e uso de implemento (espada). Após a coleta de dados antes e após a intervenção, foi aplicada a Análise Categorial (Bardin, 2011), a codificação dos dados e a inserção no Statistical Package Software for Social Sciences (SPSS), versão 24.0, IBM, 2016, para análise estatística. Os resultados mostraram uma diminuição no percentual de alunos (38%, n = 57) que afirmaram saber sobre socos e como se defender como sua experiência de aprendizagem mais importante. Novas afirmações surgiram sugerindo que aprender sobre novas culturas (33,4%, n = 51), aprender sobre novas filosofias (28%, n = 46) e distinguir brigas de brigas (15,3%), n = 22) foram os mais relevantes. O estudo trouxe um feedback positivo acerca da aprendizagem significativa sobre as LEC, contudo, novas pesquisas científicas sobre a temática devem abraçar outras propostas em períodos distintos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação física escolar;pt_BR
dc.subjectArtes marciais;pt_BR
dc.subjectEsportes de combate;pt_BR
dc.subjectFilosofia;pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSchool physical education;pt_BR
dc.subjectMartial arts;pt_BR
dc.subjectCombat sports;pt_BR
dc.subjectPhilosophy;pt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INTERFACE FILOSÓFICAEDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DISCENTEpt_BR
dc.title.alternativeMARTIAL ARTS AND COMBAT SPORTS IN PHYSICAL EDUCATION AT SCHOOLS: EDUCATIONAL PHILOSOPHICAL INTERFACE FROM THE STUDENT PERSPECTIVEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEILSON SERRÃO PEREIRA.pdfTCC de Graduação492,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.