Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9610
Título: A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMA CAMPUS BACANGA SOBRE A DANÇA
Título(s) alternativo(s): ACADEMIC PRODUCTION OF PHYSICAL EDUCATION COURSES AT UFMA BACANGA CAMPUS ON DANCE
Autor(es): SANTOS E SANTOS, Fernanda Oliveira
Palavras-chave: Dança;
Dance;
Ensino;
Teaching;
Produções acadêmicas
Academic productions
Data do documento: 29-Mar-2021
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo abordou as produções acadêmicas do curso de Educação Física da UFMA sobre a dança, trazendo como objetivo principal uma análise das contribuições das produções acadêmicas dos discentes dos cursos de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão Campus Bacanga que tratam da temática dança, como objetivos específicos desdobramos nossas intenções em levantar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Licenciatura em Educação Física nos anos de 2011 a 2019 em que trazem a temática dança, identificando os aspectos teórico-metodológico fundamentais da pesquisa nos TCC’s que trazem a temática dança como objeto de estudo, apontando as contribuições e sugestões de desdobramentos de novos estudos relevantes para a comunidade acadêmica. A metodologia adotada na presente pesquisa se caracterizou por uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada em uma revisão de literatura sistemática, tendo como base, trabalhos científicos acerca do conteúdo dança. Para a análise dos trabalhos os mesmos foram separados por categorias, uma delas foi a dança como prática corporal, os espaços de intervenção para o ensino da dança, a dança como prática pedagógica, aspectos metodológicos das pesquisas selecionadas, os aspectos metodológicos do ensino da dança nas aulas de EDF e o gênero, sexo e sexualidade. Uma da dificuldade encontrada durante a construção deste trabalho foi o acesso aos dados analisados, as poucas produções acadêmicas sobre essa temática ainda é um fator a ser desenvolvido dentro da Universidade.
Descrição: The present study approached the academic productions of the Physical Education course at UFMA on dance, bringing as its main objective an analysis of the contributions of academic productions of the students of Physical Education courses at the Federal University of Maranhão Campus Bacanga that deal with the dance theme, as specific objectives we unfold our intentions to raise the conclusion of course work (TCC) of the Physical Education Degree course in the years 2011 to 2019 in which they bring the dance theme, identifying the fundamental theoretical and methodological aspects of research in the TCC's that bring the thematic dance as an object of study, pointing out the contributions and suggestions of developments of new studies relevant to the academic community. The methodology adopted in the present research was characterized by an exploratory and descriptive research, based on a systematic literature review, based on scientific works about dance content. For the analysis of the works, they were separated by categories, one of which was dance as a corporal practice, the intervention spaces for the teaching of dance, dance as a pedagogical practice, methodological aspects of the selected researches, the methodological aspects of dance education in EDF classes and gender, sex and sexuality. One of the difficulties encountered during the construction of this work was the access to the data analyzed, the few academic productions on this theme is still a factor to be developed within the University.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9610
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA OLIVEIRA SANTOS E SANTOS.pdfTCC de Graduação416,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.