Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9618
Título: A medida de liberdade assistida sob a ótica dos/das adolescentes em conflito com a lei em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): The measure of assisted freedom from the perspective of adolescents in conflict with the law in São Luís-MA
Autor(es): PESTANA, Francynilde Cardoso
Palavras-chave: adolescentes;
ato infracional;
liberdade assistida;
percepções.
teenagers;
infraction act;
assisted freedom;
perceptions.
Data do documento: 7-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esse trabalho monográfico tem como objeto de estudo a medida socioeducativa de liberdade assistida, que de acordo com o ECA, objetiva a reintegração social do/da adolescente que cometeu ato infracional, através de ações e atividades pedagógicas e não punitivas. Essa medida socioeducativa busca realizar intervenções com o/a adolescente inserido em seu contexto social. Nesse sentido, esse trabalho buscou analisar as percepções de adolescentes em conflito com a lei sobre a medida de liberdade assistida no município de São Luís- MA. A metodologia utilizada consistiu inicialmente em uma pesquisa exploratória, e utilizou como técnicas de investigação a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam a temática, além de dados e informações na 2a Vara da Infância e Juventude de São Luís, órgão cuja competência é apurar e julgar os atos infracionais cometidos pelos/pelas adolescentes. Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a partir de perguntas abertas e fechadas, com nove adolescentes que estavam cumprindo liberdade assistida, selecionados durante as audiências de reavaliação realizadas na instituição. Além disso, essa pesquisa, analisou os Planos Individuais de Atendimento e Relatórios de Acompanhamento dos/das entrevistados/as, com o intuito de ampliar a coleta de dados. Através desse estudo foi possível identificar que mesmo diante de algumas dificuldades na aplicabilidade da medida no município, os/as adolescentes percebem a medida de liberdade assistida como uma oportunidade, pois a mesma pode contribuir para mudança em vários aspectos em sua vida e não como uma forma de punição pelo ato cometido. Por fim, é necessário que o poder público e os órgãos responsáveis, direcionem maior atenção tanto para as juventudes, como também para essa medida socioeducativa, garantindo recursos necessários e articulação com outros setores, para que possa ser eficaz e alcançar os resultados esperados.
Descrição: ABSTRACT This monographic work has as its object of study the socio-educational measure of assisted freedom, which, according to the ECA, aims at the social reintegration of the teenager who committed an infraction, through pedagogical and non-punitive actions and activities. This socio-educational measure seeks to carry out interventions with the adolescent inserted in their social context. In this sense, this work sought to analyze the perceptions of adolescents in conflict with the law regarding the measure of assisted freedom in the municipality of São Luís-MA. The methodology used initially consisted of exploratory research, and used bibliographical, documentary and field research as investigation techniques. Bibliographic sources that address the topic were used, in addition to data and information from the 2nd Children and Youth Court of São Luís, a body whose competence is to investigate and judge infractions committed by adolescents. In the field research, semi-structured interviews were carried out, using open and closed questions, with nine adolescents who were serving supervised release, selected during the reevaluation hearings held at the institution. Furthermore, this research analyzed the Individual Care Plans and Monitoring Reports of the interviewees, with the aim of expanding data collection. Through this study it was possible to identify that even in the face of some difficulties in the applicability of the measure in the municipality, adolescents perceive the assisted freedom measure as an opportunity, as it can contribute to changes in several aspects of their lives and not as a form of punishment for the act committed. Finally, it is necessary for the public authorities and responsible bodies to direct greater attention both to young people and to this socio-educational measure, guaranteeing necessary resources and coordination with other sectors, so that it can be effective and achieve the expected results.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9618
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Serviço Social do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCYNILDE_PESTANA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso987,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.