Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | AMORIM, Jeane Pires | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T17:24:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T17:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9619 | - |
dc.description | ABSTRACT Violence against women is a persistent and profound social problem in society. Despite advances in gaining rights and expanding access to information, as well as the existence of repression and punishment standards for this practice, violence continues and grows. Faced with this scenario, the present work analyzed the fight against domestic violence using education, starting from childhood, as a tool to solve this social problem for future generations, based on verification of compliance with law 14.164/21 by schools, taking into account all its normative guidelines. The research followed the qualitative approach method, in a subjective and interpretative way, aiming to produce a sample, albeit small, of in-depth information on the social phenomenon. It is also classified as an exploratory research, approaching the problem in terms of objectives and bibliographical survey, seeking theoretical references and case studies through the application of questionnaires, in terms of procedures. It starts from the historical panorama of the inferiorization of women, the consolidation of the patriarchal system, passing through the emergence of the first feminist movements, highlighting the rights achieved, until we reach the obligation to work on the prevention of violence against women in basic education, throughout the national territory, through Law 14,164 of June 10, 2021. In this sense, questionnaires were applied to ten schools in the public network and ten schools in the private network, which teach at different levels of education, located in city of São Luís – MA. On a factual level, however, it is concluded that schools are not complying with the aforementioned legislation. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A violência contra a mulher é uma expressão social persistente e profunda na sociedade. Apesar dos avanços nas conquistas de direitos e da ampliação do acesso às informações, bem como da existência de normas de repressão e punição para essa prática, ainda assim, a violência se mantém e cresce. Frente a esse cenário, o presente trabalho analisou o combate da violência doméstica utilizando a educação, a partir da infância, como ferramenta para solucionar essa situação para as futuras gerações, a partir verificação do cumprimento da lei 14.164/21 pelas escolas, tendo em vista todas as suas diretrizes normativas. A pesquisa seguiu o método de abordagem qualitativo, de forma subjetiva e interpretativa, objetivando produzir uma amostra, ainda que pequena, de informações aprofundadas do fenômeno social. Classificou-se, ainda, em uma pesquisa exploratória, aproximando-se do problema quanto aos objetivos e de levantamento bibliográfico, buscando referências teóricas e de estudo de caso através da aplicação de questionários, quanto aos procedimentos. Partiu-se do panorama histórico da inferiorização das mulheres, da consolidação do sistema patriarcal, passando pelo surgimento dos primeiros movimentos feministas, destacando os direitos conquistados, até chegarmos na obrigatoriedade de trabalhar a prevenção da violência contra a mulher na educação básica, em todo o território nacional, através da Lei 14.164 de 10 de junho de 2021. Nesse sentido, foram aplicados questionários para dez escolas da rede pública e dez escolas da rede privada, que lecionam em diferentes níveis de ensino, localizadas na cidade de São Luís – MA. No plano fático, contudo, conclui-se que as escolas não estão cumprindo a referida legislação. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | violência doméstica; | pt_BR |
dc.subject | prevenção da violência; | pt_BR |
dc.subject | Maria da Penha; | pt_BR |
dc.subject | Lei 14.164/21. | pt_BR |
dc.subject | domestic violence; | pt_BR |
dc.subject | violence prevention; | pt_BR |
dc.subject | Maria da Penha; | pt_BR |
dc.subject | Law 14.164/21. | pt_BR |
dc.title | Lei 14.164/21 – um caminho para uma ruptura efetiva no ciclo da violência contra a mulher? um estudo em escolas públicas e privadas de São Luís (MA) sobre a aplicabilidade da lei | pt_BR |
dc.title.alternative | Law 14.164/21 – a path to an effective break in the cycle of violence against women? A study in public and private schools in São Luís (MA) on the applicability of the law. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Serviço Social do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEANE_AMORIM.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.