Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9620
Título: As contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil: Um estudo de revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): The contributions of Psychomotricity in Early Childhood Education: A systematic review study
Autor(es): ABREU, Jamile Costa
Palavras-chave: Psicomotricidade;
Educação Infantil;
Motricidade;
Desenvolvimento Motor;
Educação Física
Psychomotricity;
Child Education;
Motricity;
Motor Development;
Physical Education
Data do documento: 25-Ago-2021
Editor: UFMA
Resumo: Objetivo: Evidenciar na literatura científica os trabalhos que apresentam os principais benefícios da Psicomotricidade na Educação Infantil. Materiais e métodos: estudo de revisão sistemática de literatura, fundamentado em artigos científicos publicados entre 2020 e 2021, limitados com filtros para Língua Portuguesa e de classificação com maior relevância, nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Periódicos Capes. Resultados: foram apontados 16 artigos, destacados por apresentarem coerência com a temática, conter em titulo e/ou resumo mais de um dos mecanismos usados nas pesquisas e compreender a Psicomotricidade como instrumento primordial no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Conclusão; o ensino psicomotor traz inúmeras vantagens durante a infância, compreendendo a aquisição e desempenho de habilidades motoras, desenvolvimento cognitivo e concepção de espaço. Tais fatores contribuem para a formação integral do individuo e suas relações com o meio em que vive.
Descrição: Objective: Show in the scientific literature the works that present the main benefits of psychomotricity in early childhood education. Materials and methods: systematic literature review study, based on scientific articles published between 2020 and 2021, limited with filters for the Portuguese language and ranking with greater relevance, on the platforms of Academic Google, Scielo (Scientific Electronic Library Online) and Capes Periodicals. Results: 16 articles were appointed, highlighted for being coherent with the theme, containing more than one of the mechanisms used in research in the title and/or summary, and understanding Psychomotricity as a primary instrument in the teaching and learning process in Early Childhood Education. Conclusion; psychomotor teaching brings numerous advantages during childhood, including the acquisition and performance of motor skills, cognitive development and space design. Such factors contribute to the integral formation of the individual and their relationship with the environment in which they live.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9620
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMILE COSTA ABREU.pdfTCC de Graduação716,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.