Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Cássia Elizabete Campos-
dc.date.accessioned2025-07-23T18:18:29Z-
dc.date.available2025-07-23T18:18:29Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9625-
dc.descriptionThe present study had as object the teaching practice in physical education and aims to analyze the impacts of the Corona Virus pandemic in the teaching practice in Physical Education during remote and/or hybrid classes. It was intended to reflect on the difficulties encountered in this teaching modality, understanding the limits and possibilities of exercising teaching practice in Physical Education during the pandemic period. Qualitative in nature, the research is characterized in the exploratory descriptive type. Coulon's (1995) ethnomethodological approach was used to interpret reality. following the five key concepts: practice/accomplishment, reflexivity, accountability, indiciality and the notion of member applied to thematic units. As a data collection instrument, a questionnaire was used to diagnose the reality and for the main phase of the research, a narrative interview was used, which followed the protocol of Jovchelovitch and Bauer (2010). The actors in this research were regular physical education teachers, graduated in physical education, from municipal public schools in the city of PinheiroMA. After the transcription and analysis of the actors' narratives, some thematic units were listed, such as: difficulties in implementing teaching practice during the pandemic; strategies for participation in physical education classes; socioeconomic impacts on access to classes; reflections on post-pandemic teaching practice; hybrid teaching. It was concluded that physical education teaching practice was strongly impacted during the pandemic by factors such as the lack of training in the use of educational Technologies.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objeto à prática docente na educação física e tem como objetivo analisar os impactos da pandemia do Corona Vírus na prática docente em Educação Física durante as aulas remotas e/ou híbridas. Pretendeu-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas nessa modalidade de ensino compreendendo os limites e as possibilidades de exercer a prática docente em Educação Física no período pandêmico. De cunho qualitativo a pesquisa caracteriza-se do tipo descritivo exploratório. Utilizou-se a abordagem etnometodológica de Coulon (1995) para interpretar a realidade, seguindo os cinco conceitos chaves: prática/realização, reflexividade, accountability, indicialidade e a noção de membro aplicados às unidades temáticas . Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário para diagnóstico da realidade e para a fase principal da pesquisa foi utilizado a entrevista narrativa que seguiu o protocolo de Jovchelovitch e Bauer (2010). Os atores dessa pesquisa foram professores de educação Física, efetivos, graduados em educação física, de escolas públicas municipais na cidade de Pinheiro-MA. Após a transcrição e análise das narrativas dos atores foram elencadas algumas unidades temáticas como: dificuldades de efetivação da prática docente durante a pandemia; estratégias para a participação nas aulas de educação física; impactos socioeconômicos no acesso às aulas; reflexos na prática docente pós pandemia; ensino híbrido. Concluiu-se que a prática docente em educação física foi fortemente impactada durante a pandemia por fatores como a falta de capacitação para uso das tecnologias educacionais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPrática Docente;pt_BR
dc.subjectTeaching Practice;pt_BR
dc.subjectEducação Física;pt_BR
dc.subjectPhysical Education;pt_BR
dc.subjectAulas Remotas e Ensino Híbridopt_BR
dc.subjectRemote Lessons and Hybrid Teachingpt_BR
dc.titleA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS AULAS REMOTAS E HÍBRIDAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: REFLEXOS NO ENSINO PÓS PANDEMIApt_BR
dc.title.alternativeTEACHING PRACTICE IN PHYSICAL EDUCATION IN REMOTE AND HYBRID CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC: REFLECTIONS ON POST-PANDEMIC EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁSSIA ELIZABETE CAMPOS SILVA.pdfTCC de Graduação717,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.