Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9627
Título: | EFEITO DO ENSINO DAS LUTAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | EFFECT OF TEACHING FIGHTING ON SOCIAL RELATIONS ACORDING TO THE PERCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS |
Autor(es): | SOUZA, Ludmilla Maria Pimenta |
Palavras-chave: | Lutas; Fighting; Educação Física escolar; school Physical Education; relações interpessoais; interpersonal relationships; socialização socialization |
Data do documento: | 19-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O eixo temático Lutas propicia aos alunos experenciar novos gestos, conhecer diferentes culturas e saberes, e desenvolver os valores sociais (BRASIL, 2018). Contudo, há necessidade de estudos que contemplem as Lutas e sua eficácia no campo das dimensões sociais. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do ensino das Lutas na Educação Física no relacionamento interpessoal a partir da percepção dos alunos que cursavam o 3ºano do ensino médio numa escola do município de Pinheiro (MA). Este estudo é parte de um projeto de pesquisa mais amplo que abarca questões nas dimensões educacional, cultural e física. A amostra foi composta por 150 alunos, divididos em 5 turmas. Todos os alunos assinaram Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e seus respectivos responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para ingressar e finalizar o estudo os alunos tiveram que responder ao questionário antes e após as aulas de Lutas e participar de, no mínimo, 8 aulas. Foram realizados 6 encontros com cada turma. Em cada encontro foi ministrada uma aula teórica seguida de prática sobre duas modalidades de cada técnica, a citar: Judô, Luta Greco-Romana, Jiu-Jitsu, Huka-Huka e Sumô (técnicas de agarre); Boxe, Taekwondo, Capoeira, Karatê, Muay-Thai (técnicas de toque); e a Esgrima, com Florete, Espada e Sabre (técnicas com implemento). A pergunta aplicada foi: “A participação nas aulas de Lutas, na Educação Física, pode tornar o relacionamento pessoal entre os alunos: (a)muito ruim, (b)ruim, (c)bom, (d)muito bom, (e)ótimo. Porquê?”. As respostas foram avaliadas a partir da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2009), e após a categorização e codificação, foram inseridas no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24.0, IBM, 2016, para análise estatística. O primeiro resultado encontrado nos revela, no momento préintervenção, que a participação nas aulas de Lutas seria ‘ruim’ pois, havia o risco de ocorrer ‘lesões’ (n=60, 40%), brigas (n=53, 35%) e intrigas (n=37, 25%). Verificamos a eficácia das intervenções, ao final das aulas, com o aumento no número de 4 para 12 alunos que afirmaram ter aprendido diversos conteúdos. No que tange a formação de valores, os alunos classificaram como boa e ótima a participação nas aulas de Lutas por promoverem melhorias na habilidade (n=25, 16,5%), no respeito entre os alunos (n=58; 39%) e na interação social (n=44, 29,5%). Concluiu-se, então, que implementação das aulas de Lutas no contexto do ensino Educação Física trouxeram respostas positivas na promoção da socialização dos alunos. |
Descrição: | The thematic axis Lutas enables students to experience new gestures, learn about different cultures and knowledge, and develop social values (BRASIL, 2018). However, there is a need for studies that consider Lutas and its effectiveness in the field of social dimensions. Thus, the objective of this study was to verify the effect of the teaching of Lutas in Physical Education on interpersonal relationships from the perception of students attending the 3rd year of high school in a school in the municipality of Pinheiro (MA). This study is part of a larger research project encompassing issues in the educational, cultural and physical dimensions. The sample was composed of 150 students, divided into 5 classes. All students signed a Free and Informed Consent Form (TALE) and their respective guardians signed a Free and Informed Consent Form (TCLE). To enter and finish the study the students had to answer the questionnaire before and after the Fighting classes and participate in at least 8 classes. Six meetings were held with each class. In each class a theoretical class was given, followed by a practical class on two different techniques: Judo, Greco-Roman Wrestling, Jiu-Jitsu, Huka-Huka and Sumo (grappling techniques); Boxing, Taekwondo, Capoeira, Karate, Muay-Thai (touch techniques); and Fencing, with Foil, Sword and Sabre (implement techniques). The question applied was: "The participation in Physical Education Fighting classes can make the personal relationship among students: (a)very bad, (b)bad, (c)good, (d)very good, (e)great. Why?". The responses were evaluated from Bardin's (2009) Content Analysis (CA), and after categorization and coding, they were entered into the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Software, version 24.0, IBM, 2016, for statistical analysis. The first result found reveals to us, at the preintervention moment, that participation in Fighting classes would be 'bad' because, there was a risk of 'injuries' occurring (n=60, 40%), fights (n=53, 35%) and intrigues (n=37, 25%). We verified the effectiveness of the interventions at the end of the classes with the increase in the number of 4 to 12 students who claimed to have learned various contents. Regarding the formation of values, the students classified as good and great the participation in the Fighting classes for promoting improvements in ability (n=25, 16.5%), respect among students (n=58; 39%) and social interaction (n=44, 29.5%). It was concluded, then, that the implementation of Fight classes in the context of Physical Education teaching brought positive responses in promoting the socialization of students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9627 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUDMILLA MARIA PIMENTA SOUZA.pdf | TCC de Graduação | 674,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.