Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA FILHO, Sebastião | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T12:17:15Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24T12:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9629 | - |
dc.description | The fights and Combat sports in School Physical Education through the educational dimension tend to lead the student to be inserted into a social group, which will directly reflect on the construction of their behavioral profile. With this profile built, the student tends to share social experiences. The objective of this study was to verify the importance of the experience of combat/fighting sports, in Physical Education at School, for the development of social relationships, based on the valuesand principles formed. This is a descriptive and exploratory action research, with a qualitative and quantitative approach, whose study involved the participation of 40 students from the 8th year of elementary school, of the municipality Pinheiro (MA), divided into 2 groups, one being the control group and the other the intervention group. Participants presented The Free Written Informed Consent and the Free and Informed Consent Term signed by a guardian and by themselves, aswell as completing the questionnaire to enter the study. After collecting pre- and post-intervention data has been coded and will be presented, analysis through tables was adopted. The results of some questions regarding the pre- school intervention group 80% of the students would like to have Combat sports/fights in class, and after the intervention this percentage dropped for 75%; Regarding how the relationship to be betweenthem could develop, in the intervention group before classes 60% it was good, 20% excellent, 15% regular and 05% low, after the intervention 55% good, 40% excellent, 05% fair and low was not mentioned. Regarding values and principles, the growth of values considered positive (friendship, discipline, respect, etc.) and the decrease of those that are negative (irritability, aggressiveness, etc.) is notable in the group that underwent the intervention. The research presents satisfactory and positive results, praising its numerous benefits that are promoted through EC/Fight classes in the context of students' social relationships. | pt_BR |
dc.description.abstract | As lutas e os esportes de combate na Educação Física Escolar através da dimensão educacional levar o estudante a ser inserido num grupo social, na qual vai refletir diretamente na construção do seu perfil comportamental. Com este perfil construído o estudante partilha experiências sociais. O objetivo deste estudo foi verificar a importância da vivência dos esportes de combate/lutas, na Educação Física Escolar, para o desenvolvimento das relações sociais, tomando como base os valores e princípios formados. Trata-se de uma pesquisa ação de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, O estudo teve a participação de 40 estudantes do 8º ano do ensino fundamental, do município de Pinheiro (MA). distribuídos em 2 grupos, uma sendo o grupo controle e a outra o grupo intervenção. Os participantes apresentaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) assinado por um responsável e eles próprios, assim como preencheram o questionário para ingressarem ao estudo. Após coletar os dados da pré e pós-intervenção. Os dados foram codificados e serão apresentados através de tabelas e quadros. Os resultados de algumas questões no que se refere ao grupo intervenção apontaram que antes das aulas 80% dos estudantes gostariam de ter os Esportes de Combate/lutas nas aulas e após a intervenção esse percentual caiu para75%; em relação a como poderia ser o relacionamento entre eles, no grupo intervenção antes das aulas 60% era bom, 20% excelente, 15% regular e 05% baixo, após a intervenção55% bom, 40% excelente, 05% regular e o baixo nem foi citado. Referente aos valores e princípios é notável no grupo que sofreu a intervenção o crescimento dos valores tidos como positivos(amizade, disciplina, respeito, etc.) e a diminuição dos que são negativos (irritabilidade, agressividade, etc.). A pesquisa apresenta resultados satisfatórios e positivos, enaltecendo os seus inúmeros benefícios que são promovidos através das aulas de Esporte de Combate/Lutasno contexto das relações sociais dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Relações sociais; | pt_BR |
dc.subject | Social relations; | pt_BR |
dc.subject | Esporte de combate; | pt_BR |
dc.subject | Combat sport; | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | School Physical Education | pt_BR |
dc.title | AS LUTAS E OS ESPORTES DE COMBATE NA FORMAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.title.alternative | FIGHTING AND COMBAT SPORTS IN THE SOCIAL FORMATION OF STUDENTS IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SEBASTIÃO OLIVEIRA FILHO.pdf | TCC de Graduação | 497,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.