Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9630
Título: | AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? |
Título(s) alternativo(s): | STRUGGLES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: INCLUSION OR EXCLUSION? |
Autor(es): | COSTA FILHO, Valber Ribeiro |
Palavras-chave: | Educação Física escolar; School Physical Education; Lutas; Fighting; Práxis Pedagógica; Pedagogical Praxis; Inclusão e Exclusão Inclusion and Exclusion |
Data do documento: | 18-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Estudos sobre a inclusão e exclusão no contexto da Educaão Física escolar sempre foram fomentados na literatura científica; no entanto, investigaçãoes que abarquem conteúdos ainda pouco explorados, como é o caso das Lutas, ainda são escassos. Neste sentido, esta pesquisaação teve como objetivo identificar, pela percepção dos alunos, qual foi o aprendizado mais significativo como efeito da práxis pedagógica sobre as Lutas na Educação Física escolar. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão com parecer número 3.212.643. A amostra foi constituída por 150 alunos do 3ºano do ensino médio. Para iniciar, os alunos assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE), foram autorizados pelos responsáveis com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam à pergunta central do estudo. Destaca-se que esta questão integra um inquérito mais amplo que abarca, além da dimensão social, as dimensões: educacional, cultural e motora. Para finalizar, os alunos deveriam ter frequência mínima de (75%, 8 aulas) e preencher o questionário antes e após as aulas. Foram ministrados os conteúdos de 13 modalidades de Lutas classificadas pelas ações de agarre, toque e uso de implemento (espada). Todos os alunos participaram de aula teórica seguida de prática, sobre duas modalidades de cada classificação. Após coletar as respostas nos momentos pré e após, foi aplicada a Análise Categorial (Bardin, 2011), com a interpretação, categorização e codificação dos dados que foram inseridos no Programa Statistical Package Software for Social Sciences (SPSS), versão 24.0, IBM, 2016, para análise estatística. Ao serem questionados se as aulas de Lutas poderiam causar a exclusão dos alunos, os alunos expressaram, no momento préintervenção, os motivos que apontam as Lutas como uma atividade excludente: a vergonha de se expor (30%), o medo de machucar (28%), os fracos sempre perdem (24%), lutar é perigoso (15,4%). Em contrapartida, evidenciamos o efeito positivo das aulas de Lutas, no momento pós, cuja percepção dos alunos revelam, que as Lutas são divertidas (20,6%), favorecem a participação de todos (32,6%), promovem a interação (46,8%). Este estudo trouxe o feedback positivo quanto a implementação das Lutas na Educação Física, sob o aspecto da inclusão social. Novas pesquisas que contemplem outros métodos, ano escolar e outras dimensões devem ser fomentadas para agregar a literatura científica acerca desta unidade temática. |
Descrição: | Studies on inclusion and exclusion in the context of school Physical Education have always been encouraged in the scientific literature; however, researches covering contents which are still little explored, as is the case of strench, are still scarce. Therefore, this action-research aimed at identifying, through the students' perception, what was the most significant learning as an effect of the pedagogical praxis on Fighting in school Physical Education. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Maranhão, under opinion number 3.212.643. The sample was made up of 150 3rd grade high school students. To begin, the students signed the Free and Informed Consent Form (TALE), were authorized by their guardians with the signature of the Free and Informed Consent Form (TCLE), and answered the central question of the study. It is noteworthy that this question is part of a broader survey that encompasses, in addition to the social dimension, the educational, cultural, and motor dimensions. To finish, the students had to have a minimum attendance of (75%, 8 classes) and fill out the questionnaire before and after classes. The contents of 13 Fighting modalities classified by the actions of grabbing, touch and use of implements (sword) were taught. All students participated in a theoretical class followed by a practical class on two modalities of each classification. After collecting the answers in the pre and post moments, Categorical Analysis (Bardin, 2011) was applied, with the interpretation, categorization and codification of the data that were entered into the Statistical Package Software for Social Sciences (SPSS), version 24.0, IBM, 2016, for statistical analysis. When asked if Fighting classes could cause the exclusion of students, the students expressed, in the pre-intervention moment, the reasons that point Fighting as an excluding activity: the shame of exposing themselves (30%), the fear of hurting (28%), the weak always lose (24%), fighting is dangerous (15.4%). On the other hand, we evidenced the positive effect of the Fighting classes, in the post moment, whose students' perception revealed, that Fighting is fun (20.6%), favors everyone's participation (32.6%), promotes interaction (46.8%). This study brought positive feedback regarding the implementation of Fighting in Physical Education, under the aspect of social inclusion. New researches that contemplate other methods, school year and other dimensions should be encouraged to add to the scientific literature about this thematic unit. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9630 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALBER RIBEIRO COSTA FILHO.pdf | TCC de Graduação | 366,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.