Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLINARD, Dayvidson Leônard Almeida-
dc.date.accessioned2025-07-25T17:34:03Z-
dc.date.available2025-07-25T17:34:03Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9633-
dc.descriptionThe present work aims to develop a possible path to relate philosophy to pop culture, transforming the stories of superheroes from comics, movies, and other media into pedagogical resources. The goal is to encourage reading, generate interest in philosophy, and contribute to the students' ethical formation. By using the exemplification of a notable relationship between the superhero Batman and Aristotelian Ethics, it is grounded on solid foundations such as the educational background of ancient Greeks, the serious nature that superhero stories can possess, and, most importantly, in accordance with the requirements of the BNCC (National Common Curriculum Base). The objective is to contribute to the enrichment of philosophy in basic education.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa desenvolver um possível caminho de relacionar a filosofia com a cultura pop, transformando as histórias de super-heróis dos quadrinhos, filmes e outros meios midiáticos em recursos pedagógicos. Com isso, pretende-se incentivar o exercício da leitura, o interesse pela filosofia e contribuir para a boa formação ética dos estudantes. Utilizando a exemplificação de uma notória relação entre o super-herói Batman e a Ética aristotélica, baseia-se em fundamentos sólidos, como a formação educacional dos antigos gregos, o caráter sério que as histórias de super-heróis podem ter e, principalmente, em conformidade com as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Espera-se, assim, contribuir para o enriquecimento da filosofia na educação básica.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectFilosofia;pt_BR
dc.subjectPhilosophy;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectÉtica;pt_BR
dc.subjectEthics;pt_BR
dc.subjectCultura Pop;pt_BR
dc.subjectPop Culture;pt_BR
dc.subjectBatmanpt_BR
dc.subjectBatmanpt_BR
dc.titleFILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CULTURA POP: Batman e as virtudes aristotélicaspt_BR
dc.title.alternativePHILOSOPHY, EDUCATION AND POP CULTURE: Batman and the Aristotelian Virtuespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYVIDSON LEÔNARD ALMEIDA LINARD.pdfTCC de Graduação342,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.