Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBECKMAN, Daniel Ferreira-
dc.date.accessioned2025-07-25T18:23:16Z-
dc.date.available2025-07-25T18:23:16Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9637-
dc.descriptionIn Sobre o Sentido e a Referência (1892, [2009]), Frege analyzes the propositional attitudes reports using an entity he called “Sinn” (“sense”) and his analysis and attempted solution have been used against the direct theory of reference applied to propositional attitudes reports. The present work presents some implications that the puzzles proposed by Saul Kripke (1979) presents to the fregean solution and in general ways, to the propositional attitudes reports itself. The present research is based on relevant bibliography as books and philosophical papers that expose the subject. It was demonstrated that although the fregean intuition under which Frege grounds his entities are defensible, these entities cannot be characterized as definite descriptions, so the fregeans must characterize those things in another way; since the direct reference theorists aim that proper names are not mediated by fregeans senses, but refer directly, theses theorists must explain how one person is able to have distinct epistemic attitudes toward singular propositions; in order to solve the problems raised by the Frege and Kripke’s puzzles, Richard (1990) proposed two sorts of sententialism: a psychological and a semantical one, and an indexical interpretation of “believe”, in such a way that his strategy is defend that the t-clauses do not refer to the content believed by the believer but represent such content under some context c.pt_BR
dc.description.abstractEm Sobre o Sentido e a Referência (1892, [2009]), Frege analisa os relatos de atitudes proposicionais através de uma entidade que ele chamou de “Sinn” (“sentido”). Sua análise e tentativa de solução têm sido usadas como contra-argumentos às teorias da referência direta aplicadas aos relatos de atitude. Este trabalho apresenta algumas implicações que os enigmas propostos por Saul Kripke (1979) têm sobre a solução fregeana e, de modo mais geral, sobre o problema dos relatos de atitude em si mesmo. A pesquisa é baseada em referenciais teóricos relevantes sobre o tema, tais como livros e artigos filosóficos. Verificou-se que embora a intuição fregeana que fundamenta a postulação de sentidos seja defensável, tais sentidos não podem mais ser caracterizados como descrições definidas, de modo que os pesquisadores teoricamente próximos a Frege precisam fornecer outra maneira caracterizá-los; uma vez que os teóricos da referência direta sustentam que nomes referem diretamente, sem a intermediação de sentidos, eles precisam explicar como um sujeito pode ter atitudes epistêmicas distintas em relação a uma proposição singular; para resolver os problemas levantados pelos enigmas de Kripke e de Frege, Richard (1990) utilizou-se de um sentencialismo psicológico, um semântico e de uma interpretação indexical do verbo “acreditar”, de forma que sua estratégia é reivindicar que cláusulas-q não denotam o conteúdo da crença do sujeito, mas represente-o sob algum contexto c.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAtitudes proposicionais;pt_BR
dc.subjectPropositional Attitudes;pt_BR
dc.subjectEnigma de Frege;pt_BR
dc.subjectFrege’s Puzzle;pt_BR
dc.subjectEnigmas de Kripke;pt_BR
dc.subjectKripke’s Puzzles;pt_BR
dc.subjectMatrizes Anotadas Russellianas;pt_BR
dc.subjectRussellian Annotated Matrices;pt_BR
dc.subjectReferênciapt_BR
dc.subjectReferencept_BR
dc.titleENIGMAS DE KRIPKE E RELATOS DE CRENÇApt_BR
dc.title.alternativeKRIPKE'S RIDDLES AND BELIEF ACCOUNTSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL FERREIRA BECKMAN.pdfTCC de Graduação526,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.