Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALMEIDA, Joana Caroline Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T01:35:36Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T01:35:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9642 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Com as aulas remotas emergenciais iniciou-se uma busca constante por ferramentas que aproximasse os alunos da sala de aula. O Conselho Nacional de Educação estabeleceu diretrizes e delegou aos estados e municípios a responsabilidade de definir os recursos e metodologias que se adequassem à necessidade e realidade de cada um. Nesse viés, a rede municipal de Educação de Imperatriz-MA ampliou as funcionalidades da plataforma GEDUC para além das funções administrativas, sendo também utilizada como estratégia pedagógica, auxiliando nas aulas remotas. Objetiva-se, dessa forma, analisar as (im)possibilidades da plataforma GEDUC a partir das experiências dos professores durante a pandemia nos anos iniciais, identificar os recursos digitais que foram utilizados durante o ensino remoto, refletir a concepção e a experiência dos professores acerca do uso da Plataforma GEDUC, bem como destacar as recomendações da BNCC para o uso da tecnologia nos anos iniciais. Para analisar a plataforma, a pesquisa trilhou um caminho qualitativo, com viés de estudo de caso, tendo o questionário semiaberto como instrumento de análise. Os professores dos anos iniciais da rede municipal de Imperatriz MA foram os colaboradores da pesquisa, totalizando 50. Com efeito, dialoga-se com as experiências e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais com noções reflexivas de como a tecnologia vem sendo aplicada na educação.__ ABSTRACT: With the emergency remote classes, a constant search began for tools that would bring students closer to the classroom. The National Education Council established guidelines and delegated to the states and municipalities the responsibility of defining the resources and methodologies that would suit the needs and reality of each one. With this in mind, the municipal education network of Imperatriz-MA has extended the functionalities of the GEDUC platform beyond administrative functions, and it is also used as a pedagogical strategy, helping with remote classes. The aim is therefore to analyze the (im)possibilities of the GEDUC platform based on teachers' experiences during the pandemic in the early years, to identify the digital resources that were used during remote teaching, to reflect on teachers' conception and experience of using the GEDUC Platform, and to highlight the BNCC's recommendations for the use of technology in the early years. To analyze the platform, the research followed a qualitative path, with a case study bias, using the semi open questionnaire as an analysis tool. A total of 50 teachers from the early years of the Imperatriz-MA municipal school system took part in the research. In effect, it dialogues with the experiences and pedagogical practices of teachers in the early years with reflective notions of how technology has been applied in education. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | plataforma GEDUC; | pt_BR |
dc.subject | ensino remoto e tecnologias na educação; | pt_BR |
dc.subject | GEDUC platform; | pt_BR |
dc.subject | remote teaching and technologies in education | pt_BR |
dc.title | As (im) possibilidades do uso da plataforma GEDUC para o ensino remoto: a experiência dos professores nos anos iniciais da rede pública em Imperatriz - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The (im)possibilities of using the GEDUC platform for remote teaching: the experience of teachers in the initial years of the public school system in Imperatriz - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana_Caroline_B_Almeida.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 618,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.