Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Maria Bianca Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T01:43:09Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T01:43:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9643 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo analisar as experiências acadêmicas vivenciadas no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão campus de Imperatriz, e como essas experiências contribuíram de forma significativa na construção da identidade pessoal e profissional da autora enquanto docente. Sobretudo, o interesse em fazer essa pesquisa, se deu devido ao fato de realizar o Estágio em Educação Infantil em uma escola pública do município de Imperatriz- MA e após ter a oportunidade de trabalhar na educação infantil, exercendo a função de auxiliar em uma Escola Municipal de Educação Infantil ( EMEI) na qual tive mais proximidade com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o que já era uma temática que me despertou um grande interesse, interesse esse que nasceu na disciplina de Educação Especial. Contudo, logo após realização de processos seletivos por fim tive a oportunidade de exercer a função de profissional de Apoio Escolar/ cuidadora na rede pública de ensino integral, onde tenho que apoiar crianças com (TEA) dessa forma todas essas experiências impactam e influenciam no meu processo acadêmico e formativo durante todos esses anos. Portanto,para a realização da presente pesquisa na qual foi narrado partes essenciais durante minha trajetória pessoal, acadêmica e minhas vivências no ambiente de trabalho, foi necessário o uso de pesquisas biográficas sendo as mesmas encontradas em artigos científicos publicados em revistas e livros, de autores/as como: Passeggi e Barbosa (2008), Passeggi (2021), Passeggi ( 2010) ,Josso (2007) e Prado e Soligo (2005).___ABSTRACT The present work aimed to analyze the academic experiences experienced in the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão, Imperatriz campus, and how these experiences contributed significantly to the construction of my personal and professional identity as a teacher. Above all, the interest in carrying out this research was due to the fact of carrying out an Internship in Early Childhood Education at a public school in the city of Imperatriz- MA and after having the opportunity to work in early childhood education, working as an assistant in a school. Municipal Early Childhood Education (EMEI) in which I had closer contact with children with Autism Spectrum Disorder (ASD), which was already a topic that aroused great interest in me, an interest that was born in the subject of Special Education. However, shortly after completing the selection processes, I finally had the opportunity to work as a School Support professional/caregiver in the public comprehensive education network, where I have to support children with (ASD) in this way, all these experiences impact and influence my academic and training process during all these years. Therefore, to carry out this research in which essential parts were narrated during my personal, academic trajectory and my experiences in the work environment, it was necessary to use biographical research, the same ones found in scientific articles published in magazines and books, by authors /as: Passeggi and Barbosa (2008), Passeggi (2021), Passeggi (2010), Josso (2007) and Prado and Soligo (2005). | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | experiências; | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista; | pt_BR |
dc.subject | identidade docente; | pt_BR |
dc.subject | experiences; | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder; | pt_BR |
dc.subject | teaching identity. | pt_BR |
dc.title | Narrativas de uma acadêmica do curso de pedagogia e suas experiências adquiridas ao trabalhar com crianças com TEA na rede pública das escolas de Açailândia-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Narratives of a Pedagogy student and her experiences gained from working with children with ASD in the public school system of Açailândia-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_BIANCA_LIMA_SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.