Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9644
Título: | Projetos de leitura em ação: vivências e práticas literárias escolarizadas na alfabetização |
Título(s) alternativo(s): | Reading projects in action: experiences and literary practices in school literacy |
Autor(es): | VIEIRA, Viviane Silva |
Palavras-chave: | alfabetização; projeto de leitura; literatura; literacy. reading project; literature. |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: pesquisa buscou diálogos entre a leitura e a literatura escolarizada por meio de projetos desenvolvidos para alfabetização. Objetiva-se, dessa forma, analisar e descrever os programas de leitura, desenvolvidos a nível federal, estadual e municipal, que tem a finalidade de orientar a Educação brasileira a ter uma população, principalmente crianças e adolescentes, mais conscientes da leitura e escrita. Como caminho metodológico, tem-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, exploratória, com viés de estudo de caso. Os documentos que nortearam a pesquisa foram os projetos criados pela rede e pelas escolas, as políticas públicas e programas de leituras que regem a educação: a Base Nacional Comum Curricular e o Documento do Território Maranhense. O contexto da pesquisa foi a culminância dos projetos de leituras desenvolvidos em seis escolas municipais de Imperatriz-MA e como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada com os 6 professores e/ou gestores responsáveis pelos projetos. Dentre as realizações literárias destaca-se o “Projeto de leitura: dia de ler. Todo dia” por ter sido desenvolvido na maioria das escolas da rede municipal. Com efeito, a pesquisa permitiu fornecer reflexões e práticas do processo de leitura na alfabetização e de como podemos combater o analfabetismo, além de reavivar a importância do ato de ler desde a infância. Problematiza-se, também, as noções terminológicas em torno da leitura: alfabetização, letramento e literacia, bem como compreender que a leitura escolarizada é uma forma de imersão a outras formas de leitura.__ABSTRACT The research sought dialogues between reading and school literature through projects developed for literacy. The objective, therefore, is to analyze and describe reading programs, developed at federal, state and municipal levels, which aim to guide Brazilian Education to have a population, mainly children and adolescents, more aware of reading and writing. As a methodological path, there is qualitative, documentary, exploratory research, with a case study bias. The documents that guided the research were the projects created by the network and schools, the public policies and reading programs that govern education: the National Common Curricular Base and the Maranhense Territory Document. The context of the research was the culmination of reading projects developed in six municipal schools in Imperatriz-MA and as a research instrument the semi-structured interview with the 6 teachers and/or managers responsible for the projects. Among the literary achievements, the “Reading project: reading day” stands out. Every day” because it was developed in most schools in the municipal network. In effect, the research allowed us to provide reflections and practices on the reading process in literacy and how we can combat illiteracy, in addition to reviving the importance of the act of reading from childhood. Terminological notions surrounding reading are also problematized: literacy, literacy and literacy, as well as understanding that school reading is a form of immersion in other forms of reading. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9644 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIANE_VIEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.