Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBEZERRA, Adrielle Samara de Castro-
dc.date.accessioned2025-08-04T16:21:18Z-
dc.date.available2025-08-04T16:21:18Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9645-
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa teve como foco analisar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Chapadinha – MA sobre educação sexual, identificando percepções, desafios enfrentados e a eficácia das estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo adotou abordagem quantitativa e contou com a aplicação de questionários estruturados, abordando temas como prevenção de ISTs, gravidez precoce, uso de preservativos e fontes de informação. Os resultados revelaram que, embora haja uma compreensão ampliada sobre a importância da educação sexual, ainda persistem lacunas significativas na abordagem do tema tanto na escola quanto na família. A internet foi apontada como principal fonte de informação, superando o papel da escola e dos responsáveis. A pesquisa também evidenciou que muitos alunos desejam uma abordagem mais frequente e aprofundada sobre o assunto no ambiente escolar. Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes, formação continuada educadores e maior integração entre escola, família e serviços de saúde, para promover uma educação sexual acessível, inclusiva e baseada em informações confiáveis.__ABSTRACT: This research aimed to analyze the level of knowledge among third-year high school students from a public school in Chapadinha, Maranhão, regarding sexual education, identifying their perceptions, the challenges encountered, and the effectiveness of the pedagogical strategies employed. The study followed a quantitative approach and utilized structured questionnaires addressing topics such as STI prevention, teenage pregnancy, condom use, and sources of information. The results indicated that, although students demonstrate an expanded understanding of the importance of sexual education, significant gaps remain in how the subject is addressed both at school and within families. The internet was identified as the primary source of information, surpassing the role of schools and guardians. Furthermore, the study revealed students’ desire for more frequent and in-depth discussions on the topic within the school environment. The findings underscore the need for more effective public policies, ongoing teacher training, and greater integration among schools, families, and health services to ensure accessible, inclusive, and evidence-based sexual education.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectadolescência;pt_BR
dc.subjectsaúde reprodutiva;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectadolescents;pt_BR
dc.subjecthealth promotion;pt_BR
dc.subjectteaching strategies.pt_BR
dc.titleEducação sexual no ensino médio de uma escola pública de Chapadinha - MA: conhecimento, informações e percepções.pt_BR
dc.title.alternativeSex education in high school at a public school in Chapadinha - MA: knowledge, information and perceptions.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adrielle_Samara_de_Castro_Bezerra.pdfTrabalho de Conclusão de Curso207,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.