Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9646
Título: | Clube de ciências como ferramenta de ensino e aprendizagem de botânica no ensino fundamental dos anos finais |
Título(s) alternativo(s): | Science club as a tool for teaching and learning botany in the final years of elementary school |
Autor(es): | FONTENELE, Camila do Nascimento |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências; Botânica; Ensino e aprendizagem; alfabetização científica; Science teaching; teaching and learning; Scientific literacy. |
Data do documento: | 16-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Os Clubes de Ciências são espaços educativos não formais que possuem o objetivo de proporcionar a formação dos estudantes, o ensino e a aprendizagem e visam promover a alfabetização científica. São relevantes para o ensino de Ciências, pois incentivam o desenvolvimento da criticidade nos alunos, articulando-os para a participação ativa na sociedade. No contexto da Botânica, são de grande relevância para facilitar o aprendizado do conteúdo de maneira mais dinâmica e relacionada à realidade. Diante disso, o presente estudo teve o objetivo de analisar a contribuição do Clube de Ciências de uma escola de ensino fundamental do município de Chapadinha-MA como ferramenta de promoção do ensino e da aprendizagem do conteúdo de Botânica, assim como a alfabetização científica. O estudo se constitui como uma abordagem qualitativa, onde os dados coletados foram organizados e analisados pelo processo de categorização de Bardin e por meio dos Indicadores de AC de Sasseron, a partir da aplicação de uma sequência didática desenvolvida no Clube investigado. A partir das análises, foi possível perceber que os alunos conseguiram expressar de maneira coerente suas compreensões e capacidade de organizar e classificar as informações, demonstrando explicações para os fenômenos visualizados, seja por meio de desenho ou escrita, sobre o conteúdo de Botânica. Os registros mostraram que boa parte dos clubistas utilizaram os indicadores de AC. Dessa forma, entende-se que a implementação de um clube de ciências é uma ferramenta relevante para auxiliar os alunos no processo cientifico nas escolas e no ensino de conteúdos de Botânica.___ABSTRACT: Science Clubs are non-formal educational spaces designed to promote student development, teaching, and learning, with the aim of fostering scientific literacy. These initiatives are particularly relevant to science education, as they encourage the development of students’ critical thinking and prepare them for active participation in society. In the context of Botany, Science Clubs play a valuable role in facilitating the learning of content in a dynamic and reality-based manner. Given this framework, the present study aimed to analyze the contribution of a Science Club implemented in a public elementary school in the municipality of Chapadinha-MA, Brazil, as a tool for promoting teaching and learning in Botany. The study adopted a qualitative approach, in which the data collected were organized and analyzed through Bardin’s content categorization method and interpreted using Sasseron’s Scientific Literacy Indicators. Through the analyses, it was observed that students were able to coherently express their understanding and capacity to organize and classify information, offering explanations for the phenomena observed—either through drawings or written descriptions related to Botany. The records showed that a significant portion of the club members activated the Scientific Literacy Indicators. Therefore, it is concluded that the implementation of a Science Club represents a valuable pedagogical strategy to support students in the development of scientific thinking within the school context. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9646 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Camila_do_Nascimento_Fontenele___Elementos_pretextuais.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 218,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.