Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9657
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dc.contributor.authorANDRADE, Bruno Lira de-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:49:49Z-
dc.date.available2025-08-13T13:49:49Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9657-
dc.descriptionABSTRACT: Introduction: The preparation of this work is essential to clarify the influence of physical exercise on mental health, demonstrating how the training and performance of professionals can be affected by inadequacies in the quality of life during academic life. Objective: To analyze the influence of physical activity on the mental health of medical students from a public institution in Maranhão. Method: This is a cross-sectional, quantitative descriptive study conducted with students from the 2nd to the 12th period of the medical course. Sociodemographic information was questioned, as well as more specific questions about the lifestyle regarding physical activity, and the mental health status based on the Self-Reporting Questionnaire (SRQ- 20), a test that assesses signs of mental distress. A descriptive analysis of the variables was performed using the Chi-square test or Fisher's Exact test. The data were imported into the statistical program R Studio (R Core Team, 2024) at a 5% significance level. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results: 45.59% of students tested positive for mental distress. Among inactive students, 62.96% had a test favorable to mental distress, while 41.28% of active students tested positive, with a p-value of 0.043. The results indicate compromised mental health with higher prevalence in sedentary students. Conclusion: It is concluded that physical exercise contributes to maintaining the mental health of students and, consequently, to a better quality of life.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO| Introdução: A elaboração do trabalho é essencial para esclarecer a influência da prática de exercício físico na saúde mental, demonstrando como a formação e a atuação do profissional pode ser afetada por inadequações na qualidade de vida durante a vida acadêmica Objetivo: Analisar a influência da prática de atividade física na saúde mental do acadêmico de medicina de uma instituição pública no Maranhão. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo de caráter quantitativo, realizado com alunos do 2o ao 12o período do curso de medicina. Questionou-se acerca de informações sociodemográficas, assim como questões mais específicas sobre o estilo de vida referente a prática de atividade física e o estado de saúde mental baseado no Self-Reporting Questionaire (SRQ-20), teste que avalia sinais de sofrimento mental. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis através da utilização dos testes de Qui-quadrado e Exato de Fisher. Os dados foram importados para o programa estatístico R Studio (R Core Team, 2024) a 5% de significância. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: 45,59% dos estudantes obtiveram resultado positivo para sofrimento mental. Dos alunos sedentários, 62,96% possuem teste favorável ao sofrimento mental, enquanto 41,28% dos ativos positivaram no teste, com um p=0,043. Os resultados indicam comprometimento do estado mental com maior prevalência nos acadêmicos sedentários. Conclusão: Conclui-se que a prática de exercícios físicos contribui para a manutenção do estado mental dos estudantes e, por conseguinte, para uma melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectatividade física;pt_BR
dc.subjectsaúde mental;pt_BR
dc.subjectestudantes.pt_BR
dc.subjectphysical activity;pt_BR
dc.subjectmental health;pt_BR
dc.subjectstudents.pt_BR
dc.titleA influência da prática de atividade física na saúde mental de estudantes de medicinapt_BR
dc.title.alternativeThe influence of physical activity on the mental health of medical studentspt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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