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http://hdl.handle.net/123456789/9665
Título: | Estratégias de coping utilizadas por estudantes de medicina de uma universidade do interior do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Coping strategies used by medical students at a university in the interior of Maranhão |
Autor(es): | RIBEIRO, Erick Roberto de Almeida |
Palavras-chave: | Estratégias de enfrentamento; estudantes de medicina; psiquiatria. coping skills; students; medical; psychiatry. |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O coping é definido como o conjunto de estratégias utilizadas para enfrentar demandas originárias de situações de estresse. Dentre as diversas situações desafiadoras que podem surgir durante a vida, existem aquelas intrínsecas à vida universitária. Ainda, observa-se que os estudantes das escolas médicas têm prevalência maior de afecções psicológicas em comparação com a população acadêmica geral. Desse modo, o objetivo do trabalho foi conhecer estratégias de coping utilizadas por estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz em diferentes etapas da graduação. O estudo apresenta uma abordagem quantitativa, descritiva, observacional e transversal. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário adaptado do Inventário de Estratégia de Coping de Folkman e Lazarus, seguido da análise estatística pelo programa no SPSS, utilizando-se do teste de Kruskal-Wallis. 274 alunos participaram da pesquisa, sendo 64,60% destes com idade entre 21-25 anos e 54,38% da amostra é do sexo masculino. O fator “fuga-esquiva” apresentou diferença significativa (p<0,05) do grupo clínico em relação aos demais, que não diferiram entre si. Os demais fatores não apresentaram diferença significativa. Além disso, o confronto foi uma das estratégias menos utilizadas entre os participantes. Nesse sentido, essa estratégia está relacionada à tendência em apresentar menores níveis de estresse nos estudantes. Enquanto que a fuga-esquiva, como método evitativo, se usada de forma crônica constitui-se como fator de risco para uma adaptação acadêmica menos efetiva e pode resultar em maiores níveis de estresse. |
Descrição: | ABSTRACT: Coping is defined as the set of strategies used to face demands arising from stressful situations. Among the many challenging situations that may arise during life, there are those intrinsic to university life. Furthermore, it is observed that medical school students have a higher prevalence of psychological disorders compared to the general academic population. Thus, the objective of this study was to understand coping strategies used by medical students at the Federal University of Maranhão in Imperatriz, at different stages of graduation. The study presents a quantitative, descriptive, observational and cross-sectional approach. The data were collected through the application of a questionnaire adapted from the Folkman and Lazarus Coping Strategy Inventory, followed by statistical analysis by the SPSS program, using the Kruskal-Wallis test. 274 students participated in the survey, wherein 64.60% of them aged between 21-25 years and 54.38% male. The “escape-avoidance” factor showed a significant difference (p < 0.05) between the clinical group and the others, which did not differ. The other factors showed no significant difference. In addition, confrontation was one of the least used strategies among participants. In this sense, this strategy is related to the tendency to present lower levels of stress in students. While escape-avoidance, as an avoidance method, if used chronically, constitutes a risk factor for a less effective academic adaptation and may result in higher levels of stress. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9665 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
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