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Título: Análise da morbimortalidade e custos hospitalares associados a sinistro de trânsito no Maranhão: tendências temporais, perfil das vítimas e impacto econômico (2010-2024)
Título(s) alternativo(s): Analysis of morbidity and mortality and hospital costs associated with traffic accidents in Maranhão: temporal trends, victim profile and economic impact (2010-2024)
Autor(es): COSTA, João Paulo Rodrigues
Palavras-chave: sinistro de trânsito;
mortalidade;
internações;
custos hospitalares;
distribuição temporal.
traffic accidents;
mortality;
hospitalizations;
hospital costs;
temporal distribution.
Data do documento: 26-Jun-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar as tendências temporais da morbimortalidade e dos custos hospitalares associados aos sinistros de trânsito no Maranhão entre 2010 e 2024, destacando o perfil demográfico das vítimas e diferenças regionais. Métodos: Estudo ecológico e quantitativo utilizando dados secundários do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), estratificados segundo sexo, faixa etária, tipo de veículo e macrorregiões de saúde. Analisou-se a tendência temporal por meio de regressão Prais-Winsten, considerando significância estatística em p<0,05. Resultados: Registrou-se redução discreta estatisticamente significativa na taxa geral de mortalidade por sinistros de trânsito (-0,132% a.a), com pico em 2014 (3,49/100 mil habitantes) e menor valor em 2020 (0,79/100 mil habitantes). As internações hospitalares apresentaram estabilidade, com maior taxa registrada em 2010 (100,7/100 mil habitantes) e menor em 2020 (56,1/100 mil habitantes). Motociclistas responderam por quase metade das internações (48,8%), enquanto pedestres geraram o maior custo hospitalar total (34%). O custo médio mais elevado foi registrado em acidentes com ônibus (R$ 1.526,12), seguido por pedestres (R$ 955,93) e motociclistas (R$ 572,60). Adultos jovens (20-39 anos) foram os mais acometidos, porém adultos de 40-49 anos tiveram aumento anual significativo nas internações (+20,8%; p=0,001). Observaram-se diferenças regionais relevantes, com aumento expressivo das internações na macrorregião Sul (+107,7%; p=0,037), que também concentrou maior custo médio por internação (R$ 999,00). Conclusão: Os resultados revelaram necessidade de intervenções direcionadas a grupos específicos e regiões prioritárias, especialmente para motociclistas e pedestres, visando reduzir a morbimortalidade e o impacto econômico no sistema de saúde maranhense.
Descrição: ABSTRACT Objective: To analyze temporal trends in morbidity, mortality, and hospital costs associated with traffic accidents in Maranhão between 2010 and 2024, highlighting the victims' demographic profile and regional differences. Methods: Ecological and quantitative study using secondary data from the Hospital Information System (SIH/SUS), stratified according to gender, age group, vehicle type, and health macro-regions. The temporal trend was analyzed using Prais- Winsten regression, considering statistical significance at p<0.05. Results:. There was a statistically significant slight reduction in the overall mortality rate from traffic accidents (- 0.132% per year), peaking in 2014 (3.49/100,000 inhabitants) and reaching its lowest value in 2020 (0.79/100,000 inhabitants). Hospital admissions remained stable, with the highest rate recorded in 2010 (100.7/100,000 inhabitants) and the lowest in 2020 (56.1/100,000 inhabitants). Motorcyclists accounted for almost half of the admissions (48.8%), while pedestrians generated the highest total hospital cost (34%). The highest average cost was recorded in accidents involving buses (R$ 1,526.12), followed by pedestrians (R$ 955.93) and motorcyclists (R$ 572.60). Young adults (20-39 years old) were the most affected, but adults aged 40-49 years had a significant annual increase in hospitalizations (+20.8%; p=0.001). Significant regional differences were observed, with a marked increase in hospitalizations in the South macro-region (+107.7%; p=0.037), which also had the highest average cost per hospitalization (R$ 999.00). Conclusion: The results revealed the urgent need for interventions targeting specific groups and priority regions, especially motorcyclists and pedestrians, in order to reduce morbidity and mortality and the economic impact on the Maranhão health system.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9671
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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