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http://hdl.handle.net/123456789/9678
Título: | A percepção dos alunos do curso de medicina sobre os desafios da profissão mediante a pandemia da covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Medical students' perceptions of the challenges facing the profession during the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | NEGREIROS, Kalynne Lara Poubel |
Palavras-chave: | pandemia; desafios; impactos. pandemic; challenges; impacts. |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Introdução: A pandemia da Covid-19 afetou milhões de pessoas e resultou em muitos óbitos, portanto, impactou diretamente na saúde pública provocando mudanças significativas nas rotinas dos serviços de saúde, logo os profissionais da área da saúde vivenciaram e/ou continuam vivenciando inúmeras situações, resultando em desgaste tanto físico quanto emocional e risco de adoecer, especialmente por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de medicina quanto aos desafios da profissão durante a pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional, descritivo, exploratório e de caráter quantitativo com alunos do 1o ao 8o período do curso de Medicina de uma instituição pública federal de uma cidade no estado do Maranhão. Foi enviado a todos os alunos acima de 18 anos um questionário semiaberto (autoaplicável) via Google Forms®. Resultados: 143 alunos participaram do estudo, sendo prevalente o sexo masculino com idade entre 21 e 25 anos, 51,7% tiveram Covid-19, 92,3% não pertencem a grupo de risco, mas 71,3% convivem com pessoas de risco. 90,2% negaram dúvida sobre a escolha da profissão, no entanto, foi prevalente o medo em desenvolver transtorno mental. 64,3% acreditam que os protocolos adotados ainda são falhos, 98,6% entendem que há uma sobrecarga e pressão grande sobre o profissional, e as instituições de saúde ainda não oferecem condições/suporte adequadas aos profissionais. 44,1% (39,9% + 4,2%) afirmaram concordar que as atividades propostas pela universidade no período da pandemia contribuíram no preparo do futuro profissional médico e 29,4% referiram neutralidade de opinião. Conclusão: Foi prevalente a ausência de dúvidas quanto à profissão escolhida, no entanto, os desafios existem para o ensino e prática médica, mantendo-se um cenário de medo, de como lidar com essa situação, além da neutralidade dos acadêmicos ao contexto médico. É indispensável análise e avaliação de métodos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, para promover uma melhoria de sentimentos de segurança, bem como a adaptações e implementações organizacionais para atendimento de pacientes. |
Descrição: | ABSTRACT Introduction: The Covid-19 pandemic affected millions of people and resulted in many deaths, therefore, it directly impacted public health, causing significant changes in the routines of health services, so health professionals experienced and/or continue to experience numerous situations , resulting in both physical and emotional wear and tear and the risk of becoming ill, especially as they are directly exposed to infected patients. Objective: This study aimed to analyze the perception of medical students regarding the challenges of the profession during the Covid-19 pandemic. Methodology: This is an observational, descriptive, exploratory and quantitative study with students from the 1st to the 8th period of the Medicine course at a federal public institution in a city in the state of Maranhão. A semi-open (self-administered) questionnaire was sent to all students over 18 via Google Forms®. Results: 143 students participated in the study, predominantly males aged between 21 and 25 years, 51.7% had Covid-19, 92.3% do not belong to a risk group, but 71.3% live with people of risk. 90.2% denied doubts about the choice of profession, however, the fear of developing a mental disorder was prevalent. 64.3% believe that the adopted protocols are still flawed, 98.6% understand that there is an overload and great pressure on the professional, and health institutions still do not offer adequate conditions/support to professionals. 44.1% (39.9% + 4.2%) said they agreed that the activities proposed by the university during the pandemic period contributed to the preparation of future medical professionals and 29.4% reported neutrality of opinion. Conclusion: The absence of doubts about the chosen profession was prevalent, however, challenges exist for teaching and medical practice, maintaining a scenario of fear, of how to deal with this situation, in addition to the neutrality of academics to the medical context. It is essential to analyze and evaluate pedagogical methods in the teaching-learning process, to promote an improvement in feelings of security, as well as adaptations and organizational implementations for patient care. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9678 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
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