Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9700
Título: | FATORES QUE MOTIVAM A PERMANÊNCIA E EVASÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE INGLÊS, EM PROJETOS DE EXTENSÃO DE LÍNGUAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Título(s) alternativo(s): | Motivation: Factors that Motivate Permanence and Dropout of Students in English Courses, in Language Extension Projects at the Federal University of Maranhão |
Autor(es): | RODRIGUES E SILVA, Shayra da Luz |
Palavras-chave: | motivação; línguas estrangeiras; evasão; permanência; projetos de extensão de línguas motivation; foreign languages; dropout; persistence; language extension programs |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar os fatores que motivam a permanência e evasão de alunos de cursos de inglês, nos Projetos de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras e Centro de Línguas e Cultura do Maranhão, da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos e ex-alunos dos referidos projetos e teve, como suporte teórico, trabalhos da Linguística Aplicada, Educação e Psicologia. Os resultados revelaram que as principais causas apontadas para a evasão ou desmotivação estão relacionadas à falta de tempo, dificuldades financeiras e questões pessoais, confirmando o que já é discutido na literatura sobre ensino de línguas. Por outro lado, aspectos como o acolhimento dos professores, o ambiente de aprendizagem positivo e o uso de metodologias mais dinâmicas contribuíram significativamente para a permanência dos alunos. Diante disso, conclui-se que os Projetos de Extensão de Línguas precisam estar sensíveis às realidades socioeconômicas e emocionais de seus participantes. Para garantir a permanência, é fundamental que sejam promovidas práticas pedagógicas mais inclusivas, acessíveis e motivadoras, que não apenas estimulem a aprendizagem da língua, mas também contribuam para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos alunos envolvidos. |
Descrição: | Abstract: This study investigated the factors motivating student persistence and dropout in English language courses offered through the Extension Language Programs Cursos de Línguas Estrangeiras and Centro de Línguas e Cultura do Maranhão at the Federal University of Maranhão. Employing a qualitative approach, this research involved current and former students of these programs and utilized theoretical frameworks from Applied Linguistics, Education, and Psychology. Results revealed that the primary causes cited for dropout or demotivation were related to lack of time, financial difficulties, and personal issues, corroborating existing literature on language teaching. Conversely, aspects such as supportive instructors, a positive learning environment, and the use of dynamic methodologies significantly contributed to student persistence. Therefore, it is concluded that the Extension Language Programs must be sensitive to the socioeconomic and emotional realities of their participants. To ensure persistence, it is crucial to promote more inclusive, accessible, and motivating pedagogical practices that not only stimulate language learning but also contribute to the personal, academic, and professional development of the students involved. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9700 |
Aparece nas coleções: | TCC de Letras Português-Inglês/CCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHAYRA DA LUZ RODRIGUES E SILVA.pdf | TCC de Graduação | 635,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.