Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9701
Título: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Título(s) alternativo(s): CONTRIBUTIONS OF CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL TO THE PROCESS OF SCHOOL INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)
Autor(es): CAVALCANTE, Ana Caroline Sousa
Palavras-chave: Inclusão escolar;
Transtorno do Espectro Autista;
Formação continuada
School inclusion;
Autism Spectrum Disorder;
Continuing education
Data do documento: 8-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa a formação continuada de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de inclusão escolar de alunos(as)com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse viés, definiuse o objetivo geral, que consiste em analisar as contribuições da formação continuada para a construção de práticas pedagógicas inclusivas no contexto do TEA, sob a ótica dos(as) professores(as). Para tanto, o estudo foi elaborado a partir da abordagem qualitativa com análise de dados de caráter descritivo. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de modo que os referenciais teóricos adotados permitiram subsidiar os aspectos destacados. Dessa forma, a pesquisa foi fundamentada nos estudos desenvolvidos por autores(as) como Mantoan (2003, 2015), Cunha (2020, 2022), Freire (1996, 2015), Gatti (2009), Nóvoa (2019), Imbernón (2010, 2011), entre outros. Posteriormente, a geração de dados se deu por meio da participação de 6 (seis) professoras e 1 (um) professor dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Imperatriz-MA, que responderam a um formulário através do Aplicativo Google Forms e da aplicação de um formulário impresso à coordenação do SIADI (Setor de Inclusão e Atenção a Diversidade), contendo perguntas concernentes à temática. Diante disso, a análise revelou que as professoras e o professor concebem a formação continuada como elemento fundamental para nortear a prática docente junto a alunos(as) com TEA e promover um ensino inclusivo. Constatou-se, também, que a formação continuada necessita ser contextualizada e estruturada com base na realidade do fazer pedagógico do seu público alvo, para que tenha como objetivo abordar questões específicas do contexto escolar de cada professor e professora, buscando estabelecer um vínculo com as dificuldades e experiências de cada um(a). Para tanto, evidencia-se que, além da participação de especialistas em outras áreas, é fundamental contar com a presença de formadores com experiência em sala de aula para aproximar teoria e prática. Outros pontos ressaltados expõem a importância de a formação continuada promover a autonomia na construção de saberes e o compartilhamento de experiências docentes, de modo que a formação ocorra em coletividade.
Descrição: This study aims to investigate the continuing education of elementary school teachers in the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in schools. In this context, the general objective was defined, which consists of analyzing the contributions of continuing education to the construction of inclusive pedagogical practices in the context of ASD, from the perspective of teachers. To this end, the study was developed using a qualitative approach with descriptive data analysis. Initially, a bibliographical research was carried out, so that the theoretical references adopted allowed supporting the highlighted aspects. Thus, the research was based on studies developed by authors such as Mantoan (2003, 2015), Cunha (2020, 2022), Freire (1996, 2015), Gatti (2009), Nóvoa (2019), Imbernón (2010, 2011), among others. Subsequently, data generation took place through the participation of 6 (six) female teachers and 1 (one) male teacher from the initial years of elementary school in the city of Imperatriz-MA, who answered a form through the Google Forms application and the application of a printed form to the coordination of SIADI (Inclusion and Attention to Diversity Sector), containing questions concerning the theme. Therefore, the analysis revealed that the teachers conceive continuing education as a fundamental element to guide teaching practice with students with ASD and promote inclusive education. It was also found that continuing education needs to be contextualized and structured based on the reality of the pedagogical work of its target audience, so that it can address specific issues in the school context of each teacher, seeking to establish a link with the difficulties and experiences of each one. To this end, it is clear that, in addition to the participation of specialists in other areas, it is essential to have the presence of trainers with experience in the classroom to bring theory and practice closer together. Other points highlighted show the importance of continuing education promoting autonomy in the construction of knowledge and the sharing of teaching experiences, so that training occurs collectively.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9701
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINE SOUSA CAVALCANTE.pdfTCC de Graduação504,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.