Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9702Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SILVA, Brenda de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-25T17:49:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-25T17:49:08Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9702 | - |
| dc.description | This Course Conclusion Work (TCC), developed as a formation memoir, addresses my educational and academic trajectory, specifically within the Pedagogy program at the Center for Social Sciences, Health, and Technology of the Federal University of Maranhão (CCSST/UFMA). In this study, I highlight the concerns, challenges, and achievements experienced throughout my educational journey, as well as the process of constructing my teaching identity, developed during my undergraduate studies. The memoir traces my school history, the events that led to my admission to higher education in 2018 through the Unified Selection System (SISU), and my experiences as a Pedagogy student. Among these experiences, the learning and maturation gained through the courses taken and the knowledge built during mandatory and nonmandatory supervised internships stand out, with an emphasis on teaching in the Early Years of Elementary Education, as well as my role as a classroom assistant in private institutions at the same level. These experiences allowed me to engage with distinct realities between public and private contexts, fostering reflections on the challenges inherent to the teaching profession. To narrate this journey, I adopted the autobiographical research method, drawing on key authors: Passeggi (2006, 2008), Ferreiro (1999), Pimenta and Lima (2010), as it is an instrument that allows the author to deepen their understanding of (self)formation processes through the analysis and reflection on experiences within the relationship between theory and practice. The study aims to understand how the development of a memorial can assist in academic and professional development. To achieve this, I sought to comprehend the pedagogical device of the formation memorial, reflecting on my educational and academic trajectory through memories and experiences in teaching the Early Years, developed during supervised internships, which emphasize the contributions of internships to my formation. In this methodological approach, the biographe assumes the dual role of author and subject of the investigation based on a conception where the memorial transcends mere narration of past events. Each phase of my formative journey was crucial in building a more solid professional identity, highlighting the importance of continuous learning moments. Finally, the internship played an essential role in my training as a pedagogue, contributing to the consolidation of theoretical knowledge acquired and to the re-signification of pedagogical practices. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaborado na modalidade de memorial de formação, aborda a minha trajetória formativa no âmbito escolar e acadêmico, especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do Centro de Ciências de Imperatriz. Neste estudo, destaco inquietações, desafios e conquistas vivenciados durante a trajetória educacional, bem como o processo de construção da identidade docente, desenvolvida ao longo da graduação. O memorial parte da história escolar, os acontecimentos que culminaram no ingresso no ensino superior em 2018 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e as experiências enquanto discente do curso de Pedagogia. Dentre essas vivências, destacam-se as aprendizagens e o amadurecimento obtidos por meio das disciplinas cursadas e dos conhecimentos construídos durante os estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios, com ênfase na docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além da atuação como auxiliar de sala em instituições privadas nessa mesma etapa. Tais experiências proporcionaram uma aproximação com realidades distintas entre os contextos público e privado, fomentando reflexões sobre os desafios inerentes à profissão docente. Para narrar essa trajetória, adotei o método de pesquisa autobiográfica, a partir de autores de referência: Passeggi (2006, 2008), Ferreiro (1999), Pimenta e Lima (2010) por ser um instrumento que permite ao autor aprofundar sua compreensão dos processos de (auto)formação a partir da análise e reflexão de experiências em uma relação teoria e prática. O estudo tem como objetivo conhecer de que forma a elaboração do memorial pode auxiliar no desenvolvimento acadêmico e profissional. Para isso, me propus a compreender o dispositivo pedagógico do memorial de formação, refletir sobre a minha trajetória escolar e acadêmica a partir de memórias e experiências na docência dos Anos Iniciais desenvolvidas no estágio supervisionado o que reforça as contribuições dos estágios supervisionados para minha formação. Nessa abordagem metodológica, o biografado assume simultaneamente a função de autor e sujeito da investigação a partir de uma concepção em que o memorial transcende a mera narração de acontecimentos passados. Cada fase do meu percurso formativo foi determinante para a construção de uma identidade profissional mais sólida, evidenciando a relevância dos momentos de aprendizagem contínua. Por fim, o estágio desempenhou um momento essencial na minha formação enquanto pedagoga, contribuindo para a consolidação dos saberes teóricos adquiridos e para a ressignificação de práticas pedagógicas. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Memorial de formação; | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente; | pt_BR |
| dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
| dc.subject | Formation memoir; | pt_BR |
| dc.subject | Teacher training; | pt_BR |
| dc.subject | Supervised internships | pt_BR |
| dc.title | TRAJETÓRIA DE UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NA ESCOLA | pt_BR |
| dc.title.alternative | THE JOURNEY OF A TRAINING TEACHER BASED ON PEDAGOGICAL PRACTICES EXPERIENCED AT SCHOOL | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BRENDA DE OLIVEIRA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.