Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHOLANDA, Fernando Batista-
dc.date.accessioned2025-08-25T17:58:57Z-
dc.date.available2025-08-25T17:58:57Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9703-
dc.descriptionThis study aims to reflect on the understanding of pedagogical coordinators regarding educational assessment in public schools in the city of Imperatriz, Maranhão, considering their role in mediating and implementing assessment practices. To this end, it seeks to investigate the conceptions of these professionals about the different types of assessment, understand the practices adopted in the implementation and monitoring of assessment processes, assess their training needs and propose actions to improve their performance. The study was conducted through a bibliographic study and field research, using a questionnaire, using theoretical studies on educational assessment with regard to the role of the pedagogical coordinator. These studies allowed a preliminary and well-founded understanding of the challenges and strategies of pedagogical logic and assessment concepts in basic education. In the end, the importance of continuing education for coordinators was evidenced, with emphasis on educational assessment, valuing assessment as a continuous and reflective process, associated with the strengthening of institutional policies and contributing to a more equitable, participatory and democratic education.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo refletir sobre a compreensão dos coordenadores pedagógicos acerca da avaliação educacional das escolas de rede públicas do município de Imperatriz-MA, considerando seu papel na mediação e implementação das práticas avaliativas. Para isso, busca-se investigar as concepções desses profissionais sobre os diferentes tipos de avaliação, compreender as práticas adotadas na implementação e no acompanhamento dos processos avaliativos, avaliar suas necessidades formativas e propor ações para aprimorar sua atuação. O estudo foi conduzido por meio de um estudo bibliográfico e pesquisa de campo, mediante questionário, utilizando estudos teóricos sobre a avaliação educacional no que diz respeito ao papel do coordenador pedagógico. Esses estudos permitiram uma compreensão preliminar e fundamentada acerca dos desafios e estratégias da coordenação pedagógica e concepções da avaliação na educação básica. Ao final, ficou-se evidenciada a importância da formação continuada para os coordenadores com destaque para a avaliação educacional, valorizando-se a avaliação como um processo contínuo e reflexivo, associado ao fortalecimento das políticas institucionais e contribuindo para uma educação mais equitativa, participativa e democrática.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectavaliação educacional;pt_BR
dc.subjectcoordenador pedagógico;pt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectEducational Assessment;pt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinator;pt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA CONCEPÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICPAL DE IMPERATRIZ-MApt_BR
dc.title.alternativeEDUCATIONAL EVALUATION IN THE CONCEPT OF PEDAGOGICAL COORDINATORS OF PUBLIC SCHOOLS IN IMPERATRIZ-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO BATISTA HOLANDA.pdfTCC de Graduação2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.