Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9704| Título: | PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA |
| Título(s) alternativo(s): | LITERACY TEACHERS' PERSPECTIVES ON LEARNING TO READ AND WRITING BY CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN A PUBLIC SCHOOL IN IMPERATRIZ -MA |
| Autor(es): | SANTOS, Gustavo Soares dos |
| Palavras-chave: | Alfabetização; TEA; Sentimentos; Desafios; Professoras Alfabetizadoras Literacy; ASD; Feelings; Challenges; Literacy Teachers |
| Data do documento: | 8-Ago-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | Este trabalho aborda a alfabetização e letramento e de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob as perspectivas e sentimentos de professoras atrelados ao fazer pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Pública, situada no município de Imperatriz–MA. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender a aprendizagem inicial da leitura e escrita de crianças com TEA em uma escola da Rede Pública Municipal de Imperatriz–MA, sob a ótica das professoras alfabetizadoras. Para tanto, o arcabouço teórico que estruturou o percurso da pesquisa se pauta nos estudos de Soares (2003, 2009, 2020); Ferreiro e Teberosky (1986); Ferreiro (1995, 2011), no que se refere à alfabetização, Mantoan (2003); Gaiato (2021); Cunha (2019), entre outros, para discutir inclusão de pessoas com TEA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir dos seguintes instrumentos de geração de dados: observação participante das práticas pedagógicas transcritas no diário de campo; aplicação de questionário eletrônico online (Google Forms) com três professoras da escola pesquisada, informante da Secretária Municipal de Educação (SEMED). Utilizou-se também entrevista semiestruturada com a Gestora e coordenadora pedagógica. Os dados da pesquisa revelam diversos desafios enfrentados pelas professoras, relacionados à alfabetização de crianças com TEA, tais como a ausência de formação específica oferecida pelo município de Imperatriz–MA que contemplem as professoras alfabetizadoras. Os dados também revelaram diversos sentimentos oriundos do trabalho com a alfabetização, conforme destacado nos depoimentos das professoras, da gestora e da coordenadora pedagógica. A partir das análises, foi possível inferir que os sentimentos das professoras estão diretamente atrelados aos inúmeros desafios que elas enfrentam diariamente no cotidiano escolar, confirmando a necessidade de pesquisas em que as professoras sejam escutadas de modo mais profundo e acolhedor como forma de desenvolver mecanismos que as subsidiem no processo de inclusão de crianças com TEA, especialmente no que se refere à aprendizagem da leitura e escrita. |
| Descrição: | This study addresses the literacy and reading and writing development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), from the perspectives and feelings of teachers linked to their pedagogical practice. The research was conducted in a public elementary school located in the municipality of Imperatriz-MA. The general objective of this research was to understand the initial reading and writing learning process of children with ASD in a public municipal school in Imperatriz-MA, from the viewpoint of literacy teachers. The theoretical framework that structured the course of the research is based on the studies of Soares (2003, 2009, 2020); Ferreiro and Teberosky (1986); Ferreiro (1995, 2011) regarding literacy, and Mantoan (2003); Gaiato (2021); Cunha (2019), among others, to discuss the inclusion of people with ASD. This is a qualitative research approach, using the following data collection instruments: participant observation of pedagogical practices transcribed in a field diary; an online electronic questionnaire (Google Forms) applied to three teachers from the researched school, as well as an informant from the Municipal Secretary of Education (SEMED). A semi-structured interview was also conducted with the school principal and the pedagogical coordinator. The research data reveals several challenges faced by teachers related to the literacy of children with ASD, such as the lack of specific training provided by the municipality of Imperatriz-MA for literacy teachers. The data also revealed various emotions arising from the work of literacy, as highlighted in the testimonies of the teachers, the principal, and the pedagogical coordinator. Based on the analysis, it was possible to infer that the teachers' emotions are directly linked to the numerous challenges they face daily in the school routine, confirming the need for research in which teachers are listened to in a deeper and more welcoming manner as a way to develop mechanisms that support them in the process of including children with ASD, especially regarding the learning of reading and writing. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9704 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GUSTAVO SOARES DOS SANTOS.pdf | TCC de Graduação | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.