Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9705
Título: A BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE HOSPITALAR E AS PRÁTICAS LÚDICAS COMO FATOR BENÉFICO PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Título(s) alternativo(s): THE TOY LIBRARY IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT AND PLAYFUL PRACTICES AS A BENEFICIAL FACTOR FOR HOSPITALIZED CHILDREN
Autor(es): SARAIVA, Helanne Vieira
Palavras-chave: Brinquedoteca Hospitalar;
Práticas Pedagógicas;
Ambiente Lúdico
Hospital Playroom;
Pedagogical Practices;
Playful Environment
Data do documento: 17-Jul-2024
Editor: UFMA
Resumo: Esta monografia aborda aspectos relacionados a brinquedoteca hospitalar e os benefícios que o ambiente e as práticas lúdicas proporcionam para crianças hospitalizadas. Abordar a relevância das brinquedotecas hospitalares implica destacar sua influência na promoção do bem-estar físico e emocional das crianças. Esses espaços proporcionam um ambiente mais humanizado e acolhedor, onde as crianças podem se envolver em atividades lúdicas, promovendo a expressão de seus sentimentos, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como as práticas lúdicas desenvolvidas na brinquedoteca contribuem para o desenvolvimento da criança hospitalizada. E como objetivos específicos: Conhecer como se dá o funcionamento da brinquedoteca no ambiente hospitalar; investigar quais atividades são desenvolvidas na brinquedoteca hospitalar; verificar como o ambiente lúdico influencia no desenvolvimento e recuperação da criança hospitalizada sob a ótica de profissionais da área. Foi adotada uma abordagem qualitativa, apoiada por uma revisão bibliográfica abrangente, onde analisamos os conceitos de brinquedoteca, o contexto histórico, o brincar como recurso para o desenvolvimento da criança, que atribuíram uma riqueza de ideias a pesquisa. Também foi desenvolvida uma pesquisa de campo com o intuito de coletar dados, realizada por meio da observação e de entrevistas destinada a profissional responsável pela brinquedoteca e a profissional da saúde em um hospital municipal de ImperatrizMA. Os resultados revelam que ao desenvolver esta pesquisa foi possível ampliar a compreensão acerca das brinquedotecas, especialmente hospitalares e sua contribuição para as crianças que têm acesso a esses espaços. Foi possível compreender que a instalação desses espaços no ambiente hospitalar tem um caráter humanizador, visando o bem-estar, a socialização e o desenvolvimento de crianças no período de hospitalização.
Descrição: This monograph discusses aspects related to hospital playrooms and the benefits that the environment and play practices provide for hospitalized children. Addressing the importance of hospital playrooms means highlighting their influence in promoting children's physical and emotional well-being. These spaces provide a more humanized and welcoming environment, where children can engage in playful activities, promoting the expression of their feelings, contributing to cognitive, emotional and social development. The overall aim of this research is to analyze how the play practices developed in the playroom contribute to the development of hospitalized children. And as specific objectives: To know how the toy library works in the hospital environment; to investigate what activities are developed in the hospital toy library; to verify how the play environment influences the development and recovery of the hospitalized child from the perspective of professionals in the area. A qualitative approach was adopted, supported by a comprehensive bibliographical review, in which we analyzed the concepts of toy libraries, the historical context, play as a resource for the development of children, which gave a wealth of ideas to the research. A field study was also carried out in order to collect data, through observation and interviews with the professional in charge of the playroom and a health professional at a municipal hospital in Imperatriz-MA. The results show that by carrying out this research it was possible to broaden our understanding of playrooms, especially in hospitals, and their contribution to the children who have access to these spaces. It was possible to understand that the installation of these spaces in the hospital environment has a humanizing character, aimed at the well-being, socialization and development of children during hospitalization.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9705
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELANNE VIEIRA SARAIVA.pdfTCC de Graduação897,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.