Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9706
Título: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO COM O AMBIENTE NO PROCESSO EDUCATIVO DA INFÂNCIA
Título(s) alternativo(s): DEVELOPMENT AND LEARNING: INTERACTION WITH THE ENVIRONMENT IN THE CHILDHOOD EDUCATIONAL PROCESS
Autor(es): BRANDÃO, Joselhia Batista de Oliveira
Palavras-chave: Infância;
Aprendizagem;
Experiências com a natureza na infância
Childhood;
Learning;
Experiences with nature in childhood
Data do documento: 28-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças a partir da interação com o ambiente. Especificamente, busca-se compreender os processos de desenvolvimento na infância, investigar estudos que relacionam o contato com diferentes espaços ao desenvolvimento infantil e identificar o papel dos espaços nas interações sociais. As experiências que vivemos na infância, como brincar ao ar livre, conviver com a família, participar da comunidade e aprender na escola, influenciam muito em quem nos tornamos e em como aprendemos. Essas vivências ajudam a construir nossa personalidade, ensinam valores importantes e desenvolvem nossas habilidades para lidar com outras pessoas. A investigação analisou estudos sobre a temática com o intuito de compreender como o contato com o ambiente pode contribuir para o aprendizado, a criatividade e o bem-estar emocional das crianças. O referencial teórico escolhido para guiar esse trabalho se deu a partir da teoria histórico-cultural, por meio de Vigotski e da Pedagogia Freinetiana. Foi realizada uma revisão de estudos e uma pesquisa de campo qualitativa, com o objetivo de analisar a relação entre o contato da criança com o ambiente e o desenvolvimento infantil. Foram realizadas observações em campo, sendo registradas todas as práticas realizadas pelas crianças observadas, em diferentes dias e horários. Nestes registros, houve uma busca para identificar o papel dos espaços livres (com a natureza) nas interações sociais entre as crianças, considerando todo o referencial na área que relacionam o contato com os espaços naturais ao desenvolvimento cognitivo e emocional na infância. A pesquisa de campo consistiu na observação direta de três crianças, de 5, 7 e 9 anos, em ambientes não escolares, que possuem espaços verdes onde foram coletados dados sobre as percepções e experiências das crianças em relação ao contato com os espaços. Os resultados reforçam que o ambiente na infância oferece experiências valiosas para o desenvolvimento integral das crianças.
Descrição: The purpose of this work is to analyze children's cognitive and emotional development based on their interaction with the environment. Specifically, it seeks to understand developmental processes in childhood, investigate studies that relate contact with different spaces to child development and identify the role of spaces in social interactions. The experiences we have during childhood, such as playing outdoors, living with family, participating in the community and learning at school, have a great influence on who we become and how we learn. These experiences help build our personality, teach us important values and develop our abilities to deal with other people. The research analyzed studies on the subject in order to understand how contact with the environment can contribute to children's learning, creativity and emotional well-being. The theoretical framework chosen to guide this work was based on cultural-historical theory, through Vygotsky and Freinetian pedagogy. A review of studies and a qualitative field study were carried out with the aim of analyzing the relationship between children's contact with the environment and child development. Observations were made in the field, recording all the practices carried out by the children observed, on different days and at different times. These records sought to identify the role of open spaces (with nature) in social interactions between children, taking into account all the references in the field that relate contact with natural spaces to cognitive and emotional development in childhood. The field research consisted of direct observation of three children, aged 5, 7 and 9, in non-school environments with green spaces, where data was collected on the children's perceptions and experiences in relation to contact with the spaces. The results reinforce that the environment in childhood offers valuable experiences for children's integral development.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9706
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSELHIA BATISTA DE OLIVEIRA BRANDÃO.pdfTCC de Graduação658,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.