Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9707
Título: BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): TOY LIBRARY AS A LEARNING SPACE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Autor(es): MOTA, Juliana da Costa Abreu
Palavras-chave: Aprendizagem;
Brincar;
Brinquedoteca escolar;
Educação infantil;
Lúdico
Learning;
Playing;
School toy library;
Early childhood education;
Playful
Data do documento: 29-Ago-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho trata sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na brinquedoteca escolar. Teve como principal objetivo analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na brinquedoteca escolar de uma instituição de Educação infantil da Rede Pública Municipal de Imperatriz-MA. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, fundamentada nas contribuições de autores como Sommerhalder (2011), Santos (2007), Cunha (2010), entre outros, e ainda uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa. A Construção dos dados se deu por meio de um roteiro de observação e um diário de campo, analisando a brinquedoteca como um ambiente lúdico que estimula a criatividade, a socialização e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dessa forma, foi possível observar como as professoras utilizam a brinquedoteca como espaço de aprendizagem para as crianças, através de brinquedos, brincadeiras, jogos livres e espontâneos.
Descrição: This work deals with the development and learning of children in the school toy library, whose main objective was to analyze the pedagogical work developed in the school toy library of an early childhood education institution in the Municipal Public Network of Imperatriz-MA. The methodology used was bibliographical research, based on the contributions of authors such as Sommerhalder (2011), Santos (2007), Cunha (2010), among others, and also field research with a qualitative approach. The data was constructed through observation, analyzing the toy library as a playful environment that stimulates children's creativity, socialization and cognitive development. In this way, it was possible to observe how teachers use the toy library as a learning space for children, through toys, games, free and spontaneous games.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9707
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA DA COSTA ABREU MOTA.pdfTCC de Graduação963,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.