Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMOTA, Juliana da Costa Abreu-
dc.date.accessioned2025-08-25T18:32:02Z-
dc.date.available2025-08-25T18:32:02Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9707-
dc.descriptionThis work deals with the development and learning of children in the school toy library, whose main objective was to analyze the pedagogical work developed in the school toy library of an early childhood education institution in the Municipal Public Network of Imperatriz-MA. The methodology used was bibliographical research, based on the contributions of authors such as Sommerhalder (2011), Santos (2007), Cunha (2010), among others, and also field research with a qualitative approach. The data was constructed through observation, analyzing the toy library as a playful environment that stimulates children's creativity, socialization and cognitive development. In this way, it was possible to observe how teachers use the toy library as a learning space for children, through toys, games, free and spontaneous games.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na brinquedoteca escolar. Teve como principal objetivo analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na brinquedoteca escolar de uma instituição de Educação infantil da Rede Pública Municipal de Imperatriz-MA. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, fundamentada nas contribuições de autores como Sommerhalder (2011), Santos (2007), Cunha (2010), entre outros, e ainda uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa. A Construção dos dados se deu por meio de um roteiro de observação e um diário de campo, analisando a brinquedoteca como um ambiente lúdico que estimula a criatividade, a socialização e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dessa forma, foi possível observar como as professoras utilizam a brinquedoteca como espaço de aprendizagem para as crianças, através de brinquedos, brincadeiras, jogos livres e espontâneos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectBrincar;pt_BR
dc.subjectBrinquedoteca escolar;pt_BR
dc.subjectEducação infantil;pt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLearning;pt_BR
dc.subjectPlaying;pt_BR
dc.subjectSchool toy library;pt_BR
dc.subjectEarly childhood education;pt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.titleBRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeTOY LIBRARY AS A LEARNING SPACE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA DA COSTA ABREU MOTA.pdfTCC de Graduação963,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.