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http://hdl.handle.net/123456789/9708| Título: | A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) |
| Título(s) alternativo(s): | MENTAL HEALTH OF UNIVERSITY STUDENTS: SOME THOUGHTS FROM THE NATIONAL STUDENT ASSISTANCE POLICY (PNAES) |
| Autor(es): | COSTA, Matheus Ian Cidreira |
| Palavras-chave: | Educação; Saúde Mental; Estudantes Universitários; PNAES e FONAPRACE Education; Mental Health; University Students; PNAES and FONAPRACE |
| Data do documento: | 28-Fev-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | A monografia analisa os desafios e implicações da saúde mental no ambiente acadêmico, com ênfase no papel da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como ferramenta essencial para promover o bem-estar psicológico dos universitários. O estudo explora como políticas públicas, em especial a PNAES, podem fomentar ambientes universitários mais saudáveis e inclusivos, considerando fatores como estresse, pressão acadêmica e vulnerabilidades socioeconômicas que impactam diretamente a saúde mental dos estudantes. A entrada na universidade é um período de transformações significativas, marcado por desafios emocionais, financeiros e de adaptação, que afetam o desempenho acadêmico. Dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE, 2011) indicam que o excesso de trabalho e a carga acadêmica contribuem para o estresse, associado a 60% dos casos de depressão entre universitários. A pandemia de Covid-19 exacerbou esses problemas, agravando os desafios de saúde mental. A pesquisa baseou-se na análise crítica de artigos, documentos oficiais e dados do FONAPRACE, buscando equilibrar profundidade teórica e relevância prática. A monografia não apenas analisa os obstáculos enfrentados pelos estudantes, mas também propõe reflexões sobre como a PNAES pode ser aprimorada para criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e saudável, mitigando os efeitos negativos do estresse, da pressão acadêmica e das vulnerabilidades socioeconômicas, especialmente no contexto póspandêmico. |
| Descrição: | The monograph examines the challenges and implications of mental health in the academic environment, emphasizing the role of the National Student Assistance Policy (PNAES) as an essential tool for promoting the psychological well-being of university students. The study explores how public policies, particularly the PNAES, can foster healthier and more inclusive university environments, considering factors such as stress, academic pressure, and socioeconomic vulnerabilities that directly impact students' mental health. The transition to university is a period of significant transformation, marked by emotional, financial, and adaptation challenges that affect academic performance. Data from the National Forum of ProRectors for Community and Student Affairs (FONAPRACE, 2011) indicate that excessive workload and academic demands contribute to stress, which is associated with 60% of depression cases among university students. The Covid-19 pandemic exacerbated these issues, intensifying mental health challenges. The research is based on a critical analysis of articles, official documents, and FONAPRACE data, aiming to balance theoretical depth and practical relevance. The monograph not only analyzes the obstacles faced by students but also proposes reflections on how the PNAES can be improved to create a more inclusive and healthier academic environment, mitigating the negative effects of stress, academic pressure, and socioeconomic vulnerabilities, especially in a post-pandemic context. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9708 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| MATHEUS IAN CIDREIRA COSTA.pdf | TCC de Graduação | 396,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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